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A disputa por uma vaga no mercado de trabalho nunca foi tão acirrada como nos últimos meses. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), o número de desempregados chegou a 12 milhões de pessoas em 2016 – cenário impulsionado pela recessão econômica do país.


Diante disso, a competitividade aumenta e é preciso se diferenciar para, ao menos, conseguir uma oportunidade de entrevista. Por mais que fatores como bom relacionamento e indicação profissional sejam fundamentais na área de comunicação, o profissional de marketing deve ter uma preocupação especial com seu currículo.


Afinal, ele será a linha de entrada (e de corte) para uma possível entrevista.  


E porque se preocupar com o currículo?


Simples. A seleção de currículos, na maioria das vezes, é feita por palavra-chave. Um dos primeiros filtros utilizado é sobre a fluência do inglês e a qualificação da instituição de ensino. Nesta etapa, muitos candidatos já são automaticamente eliminados.

 

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Vamos imaginar que uma empresa na área farmacêutica esteja procurando um gerente de produto. Com certeza, a sua experiência e os resultados alcançados serão os pontos decisivos para fazer a escolha. Porém, sem um bom currículo, o profissional pode não ter a chance nem de chegar lá.


Veja então três dicas de marketing que você deve prestar atenção para se destacar em uma oportunidade.


# 1 – Cuide da sua carreira


Cuidar do desenvolvimento da carreira é um ponto-chave para ter um currículo diferenciado.


Por isso, assim que entra no mercado de trabalho é importante traçar metas e objetivos para seu desenvolvimento. Isso implica em definir os cursos que pretende fazer e aprimorar as competências necessárias para evoluir profissionalmente.


# 2 – Aprimore seus conhecimentos


Outro fator importante é desenvolver e aperfeiçoar as soft skills. Saber como preparar e conduzir uma apresentação e persuadir em uma negociação, além de desenvolver a iniciativa e a capacidade de conclusão de projetos são pontos que vão ajudar a enriquecer seu currículo.


Além disso, também é importante inserir as experiências ascendentes e laterais que já teve dentro de uma organização. Por exemplo, explique ao entrevistador que você começou com analista, depois passou a atuar como key account (vendas) e alguns meses depois voltou para o seu departamento em um cargo de supervisão/liderança.


A visão sistêmica do negócio é um diferencial importante e que valoriza a trajetória profissional.


# 3 - Construa cases de sucesso


Solucione problemas. Você só será contratado se gerar mais resultados financeiros do que o valor do salário da sua vaga. Por isso, é importante que você adicione casos de sucesso no seu currículo. Isso vai fazer toda a diferença.


Gerencie sua carreira como se fosse sua empresa. Dessa forma, certamente, você terá um currículo atraente e um destaque no mercado de trabalho.

Lilian S. P. Carvalho
Coordenadora Acadêmica

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