Sobre a Saint Paul
Transformamos a vida das pessoas e a sociedade por meio do conhecimento, promovendo o melhor capital intelectual nas áreas de finanças, gestão e negócios. Neste Blog, apresentamos soluções para as principais dúvidas sobre desenvolvimento profissional, carreira e mercado, por meio de conteúdos exclusivos. Boa leitura!
análise de investimentos para tomada de decisão

O atual cenário econômico brasileiro gera instabilidade no mercado e isso não é novidade. Diante da crise, temos dois caminhos: permanecer na inércia ou procurar oportunidades de negócios que surgem nesse momento.  


Um passo importante é identificar qual a maneira mais eficiente de  investir, minimizando os riscos da operação. Afinal, uma decisão errada pode trazer um grande prejuízo financeiro.

 

Para não colocar em risco a saúde financeira da empresa e investir o capital de maneira assertiva é preciso desenvolver um planejamento orçamentário.

 

Por onde começar?

O ponto de partida é realizar a análise da viabilidade econômica. Para isso, é importante avaliar os seguintes fatores:

# Conhecer os números reais da empresa e os valores a serem investidos;

# Entender a fundo o mercado de atuação da companhia;

# Montar o fluxo de caixa, com projeções de ganhos e eventuais perdas;

# Definir a taxa mínima de atratividade;

# Avaliar os riscos de sucesso ou fracasso do investimento.

Dois conceitos importantes de serem entendidos em análise de investimentos são a TMA (Taxa mínima de atratividade) e o Payback.


A taxa mínima de atratividade (TMA) é o que vai apontar se o investimento é realmente vantajoso para a companhia. Ela é formada por três componentes:


# Custo de oportunidade: remuneração obtida em alternativas que não as analisadas, como optar por investir o capital no CDB ou em um fundo de investimento.

# Risco do negócio: o ganho tem que remunerar o risco inerente de uma nova oportunidade. Ao comprar um determinado equipamento, por exemplo, é necessário avaliar o impacto que ele pode causar ao negócio. Pode ser que o uso incorreto ocasione multas para sua empresa.

# Liquidez: trata-se da capacidade desair de uma posição no mercado para assumir outra. É o caso de avaliar a capacidade e o tempo para transformar um ativo em capital.


Ao utilizar a TMA para determinar a viabilidade financeira de um investimento é necessário aplicar métodos de comparação em relação a um período de tempo, como o Valor Presente Líquido ou o Custo Anual Uniforme.


Outro ponto que deve constar na viabilidade econômica é a análise do Payback, técnica que calcula o prazo em que o capital investido retornará aos investidores ou à empresa. Para chegar a esse valor basta aplicar uma fórmula simples:

 

Formula_saint_paul.bmp

Esse método ajuda na tomada de decisão, pois permite comparar o investimento realizado com outros possíveis no mercado.

Exemplo: João deseja comprar um computador para desenvolver sites. O equipamento indicado sairá no valor de R$2.500,00. João já tem 10 contratos de sites confirmados todos no valor de R$500,00 cada. Se ele leva um mês para fazer um site e recebe o pagamento na entrega do mesmo, ele terá reembolsado o valor investido no computador na entrega do quinto site, ou seja, no final do quinto mês.

É importante lembrar  que o payback simples não leva em consideração a taxa de juros, nem a inflação do período ou o custo de oportunidade.

 New Call-to-action

 

Escolha certa

É importante ter em mente que a análise de investimento em um cenário de crise político-econômica é completamente diferente de uma situação estável ou crescente.

Isso ocorre porque os parâmetros de análise sofrem mudanças significativas na perspectiva temporal. Por exemplo, em época de crise, existe a possibilidade de encontrar oportunidades excepcionais na compra de bens, que resultam em excelentes ganhos. Outras vezes, pode ser necessário reprecificar as mercadorias para aumentar as vendas. Todas essas visões devem ser consideradas para uma tomada de decisão correta e lucrativa.


Sem realizar uma análise de investimentos precisa e detalhada você pode comprometer a saúde financeira da companhia e gerar prejuízos irreparáveis.

Pense nisso antes de tomar uma decisão.

José Roberto Securato Junior
Sócio Fundador da Saint Paul Advisors & Saint Paul Capital Partners

Posts Relacionados

New Call-to-action
New Call-to-action
New Call-to-action
Baixe nosso infográfio: Design Thinking

Posts populares