Sobre a Saint Paul
Transformamos a vida das pessoas e a sociedade por meio do conhecimento, promovendo o melhor capital intelectual nas áreas de finanças, gestão e negócios. Neste Blog, apresentamos soluções para as principais dúvidas sobre desenvolvimento profissional, carreira e mercado, por meio de conteúdos exclusivos. Boa leitura!
indicadores financeiros, indicador de desempenho

Para uma análise de resultados completa,  é necessário conhecer profundamente o setor de atuação da companhia, pois existem indicadores de desempenho particulares que variam de setor em setor, que são essenciais para avaliar o que é realmente importante para o segmento.

 

Na área de construção civil, por exemplo, o land banking é um dos índices financeiros mais utilizados e essenciais para potencializar as oportunidades de negócios das empresas do setor. Ao pé da letra, ele se refere à quantidade e terrenos que a empresa tem estocado. Quando se compreende o negócio da construtora ou empreiteira fica óbvio entender que a construção civil vive de projetos e, portanto, é extremamente estratégico conhecer a totalidade de terrenos disponíveis para a construção de um possível novo empreendimento.

 

New Call-to-action

 

Outro indicador de desempenho importante no setor de construção é o POC (Percentage of Compliance), que mede o avanço da execução de uma obra. Tendo em mãos estes dados, o analista financeiro, consegue relacionar com os índices financeiros da empresa e assim sair do óbvio, aprofundar sua análise, propor ações mais estratégicas, agregando valor à sua análise. Mas antes de conhecer a fundo negócio se torna muito difícil extrair dados dos índices financeiros e transformá-los em informações relevantes para uma tomada de decisão.

 

Quando a análise se refere ao setor de varejo e shopings , um indicador muito utilizado é o ABL (Área Bruta Locável). Para que o profissional de finanças possa compreender esse indicador é fundamental que ele entenda que o administrador do shopping depende da locação das lojas  para como pilar de receita.

 

E não se deve esquecer que todas essas análises devem ser feitas com base no conhecimento de contabilidade. Afinal, é preciso adaptá-la ao negócio para obter análises consistentes sobre o desempenho financeiro.

 

Indicadores macroeconômicos

Com a retração da atividade econômica pela qual o país vem passando, que implica na queda do PIB, alta do desemprego, da inflação e das taxas de juros, é fundamental correlacionar os indicadores macroeconômicos com os índices financeiros setoriais.

 

Como?

Por exemplo, considerando o setor de varejo e shoppings, durante a análise financeira, é importante que o profissional leve em consideração que a crise faz com que os consumidores comprem menos, consequentemente, as lojas diminuem sua margem de lucro e, muitas acabam fechando. Loja fechada é prejuízo para o administrador do shopping. Com isso, o índice ABL será afetado.

 

Portanto, é dever do profissional de finanças entender como a macroeconomia impacta o negócio. Sem essa análise, os números são pouco representativos. Por isso, mais difícil do que entender de finanças é estar disposto a conhecer sobre economia, contabilidade e profundamente sobre o segmento de atuação da sua empresa.

 

Só assim será possível alcançar uma oportunidade para se tornar um gestor financeiro com uma carreira profissional promissora.

Adriano Mussa
Diretor Acadêmico Saint Paul

Posts Relacionados

New Call-to-action
New Call-to-action
New Call-to-action
Baixe nosso infográfio: Design Thinking

Posts populares