Sobre a Saint Paul
Transformamos a vida das pessoas e a sociedade por meio do conhecimento, promovendo o melhor capital intelectual nas áreas de finanças, gestão e negócios. Neste Blog, apresentamos soluções para as principais dúvidas sobre desenvolvimento profissional, carreira e mercado, por meio de conteúdos exclusivos. Boa leitura!

 

O mercado financeiro lida com a tomada de decisões diária, que exige processos de análise estratégica bem executados para garantir mais segurança e precisão nos caminhos tomados.

 

Porém, a análise de mercado é, muitas vezes, mal utilizada. As empresas que estão nesse segmento nem sempre compreendem todas as mudanças que ocorrem, porque as modificações são bastante rápidas.

 

O resultado é a perda de oportunidades e o aumento dos riscos e das incertezas da organização. Devido a esses aspectos, você já percebeu a importância e alguns benefícios da análise para o mercado financeiro.

 

Porém, neste post vamos explicar essa questão com mais detalhes e ainda trazer como os dados internos e externos ajudam a atuar com inteligência para tomar decisões acertadas.

 

A importância da análise de mercado para o mercado financeiro

Uma parte do setor financeiro tem como base a avaliação das empresas e de suas ações. Essa avaliação deve ser feita por um profissional com boa visão setorial, porque a regra geral é: os bons resultados de um segmento tendem a indicar que as empresas inseridas nele também estão indo bem.

 

É claro que há exceções, mas é fato que uma boa análise traz mais consistência às decisões tomadas pelos analistas, sejam eles financeiros, sejam de ações, do mercado de capitais, de crédito etc.

 

Assim, quando você faz uma boa análise de mercado, consegue antecipar oportunidades e minimizar riscos. Ou seja, há ganhos de todos os lados.

 

Veja outros benefícios conquistados:

 

Visão realista do mercado

As empresas nem sempre constroem sua avaliação sobre o mercado com base em estudos, dados e análises. Nesse caso, o embasamento é a visão dos líderes sobre as mudanças do mercado com o passar do tempo.

 

É claro que a experiência é importante, mas é necessário perceber que, muitas vezes, é impossível saber tudo o que ocorre. Por isso, essas empresas embasam suas decisões em dados desatualizados.

 

Com a análise constante de mercado você tem uma visão realista e toma decisões menos arriscadas.

 

Foco no presente e no futuro

Esse é o motivo pelo qual a análise do mercado permite antecipar tendências. Afinal, nesse caso, não se considera somente o contexto atual, mas também o que poderá ocorrer e o impacto dessas mudanças no futuro.

 

Aumento do conhecimento para a tomada de decisões

A análise gera informações atualizadas, que levam a melhores decisões. É preciso identificar questões relativas a consumidores, parceiros, clientes, concorrentes, finanças, fornecedores, marketing, entre outras.

 

Perceba que o conhecimento é importante tanto para questões menores quanto maiores. Por exemplo: entrada em novos mercados, realização de investimentos, oferta de serviços e produtos etc.

 

Porém, essa base de informações só é formada a partir da análise constante do mercado e da percepção dos dados realmente relevantes.

 

 

New Call-to-action

 

O uso de dados internos e externos para atuar com inteligência na tomada de decisões

As vantagens listadas anteriormente somente serão conquistadas se você embasar suas decisões em dados, que podem ser externos ou internos. Os primeiros são aqueles relativos ao próprio negócio e os segundos são originários de outras fontes do mercado.

 

Perceba que, atualmente, a utilização de dados é imprescindível, porque esse elemento oferece uma análise quantitativa, na qual se consegue mensurar a oportunidade, o risco envolvido e o desempenho.

 

Isso evidencia que a análise de dados é fundamental. Não há espaço para “achismos”, porque é necessário ter um embasamento muito bem fundamentado.

 

É assim que você conseguirá ter sucesso na sua empreitada e tomará decisões mais eficientes para a sua empresa, que vão considerar diferentes aspectos e as tendências para o futuro.

 

As fontes de pesquisa de dados externos

Os itens relativos ao negócio são obtidos na própria empresa. No entanto, os externos precisam ser captados em outras fontes. Nesse cenário, a internet é uma grande aliada, porque há diversas fontes abertas que possibilitam acessar contexto macro e microeconômicos.

 

O ideal é acessar dados um pouco menos generalizados, como por exemplo o IPEA Data, o IBGE e o Banco Central. Ainda há fontes fechadas, como a Bloomberg, que também são positivas para esse tipo de análise.

 

Para melhorar seu conhecimento sobre a análise de mercado, vale a pena fazer o MBA Executivo Internacional em Mercado Financeiro e de Crédito, da Saint Paul Escola de Negócios em parceria com a Moody’s Analytics.

 

Assim, você consegue saber o que fazer para se atualizar e fazer uma análise mais precisa. Gostou? Aproveite para entender o que é e como funciona o mercado financeiro.

Posts Relacionados

New Call-to-action
New Call-to-action
New Call-to-action
Baixe nosso infográfio: Design Thinking

Posts populares