Sobre a Saint Paul
Transformamos a vida das pessoas e a sociedade por meio do conhecimento, promovendo o melhor capital intelectual nas áreas de finanças, gestão e negócios. Neste Blog, apresentamos soluções para as principais dúvidas sobre desenvolvimento profissional, carreira e mercado, por meio de conteúdos exclusivos. Boa leitura!
saint paul 10 refresh.jpg

 Os analistas de finanças que seguem carreira dentro da área financeira, muitas vezes, tendem a perceber o seu departamento como uma espécie de ponto de partida para o negócio. Quando, na verdade, essa área é o resultado das ações tomadas pela companhia ao longo do tempo. Afinal, os resultados financeiros refletem o passado e não propriamente ditam o futuro.

 

Sendo assim, o profissional de finanças que deseja tornar seu trabalho estratégico dentro da companhia tem o desafio de entender o contexto do negócio.

 

Ter conhecimento sobre o que a empresa produz, quem são seus concorrentes, qual seu modelo comercial e como é dinamização de geração de valor são pontos essenciais para construir a percepção sobre o negócio. Será a partir desse aspecto que sua atuação como especialista em finanças passa a ser relevante, independente do cargo.

 

Uma análise precisa no planejamento orçamentário com foco na estratégia da empresa

 

O primeiro passo para fazer uma análise financeira com viés estratégico é interpretar os resultados do ponto de vista do negócio.

 

Quando uma empresa necessita cortar custos é importante, por exemplo, procurar fazer um exercício que vai além do cálculo numérico.

 

No caso de uma companhia de telemarketing vale a pena mapear os elementos de geração de valor para os clientes desta companhia. É fundamental tomar decisões que não comprometem a satisfação do cliente.

 

Se um dos pontos que classifica uma empresa de telemarketing positivamente é a velocidade e qualidade das informações, talvez não seja vantajoso reduzir o investimento em tecnologia e na qualificação dos atendentes. Mas pode-se identificar outros custos internos que não reflitam nos serviços oferecidos ao cliente.

 

New Call-to-action

 

Esse é um exercício de análise que deve ser praticado constantemente pelo profissional de finanças, já que provoca o desenvolvimento de uma visão que será fundamental para a contabilidade gerencial.

 

O processo de análise e conhecimento da empresa pode ser amparado pelo uso do Balanced Scorecard (BSC), que permite realizar as visões estratégicas baseadas em indicadores financeiros e processos internos de aprendizados e crescimento, levando em consideração a gestão de qualidade e do próprio negócio.

 

Um outro conceito que pode ser utilizado para agregar valor na análise financeira é o entendimento da cadeia de valor da empresa. E isso pode ser feito por meio da aplicação da estratégia do Oceano Azul (ou Blue Ocean), que reforça que uma empresa para se diferenciar no mercado deve focar em tornar o concorrente irrelevante e investir em estratégias que gerem valor para seus clientes e, consequentemente, ao negócio.

 

Com tudo, conclui-se que para fazer uma análise financeira que agregue valor ao negócio é importante ir além da análise numérica. Mergulhe no negócio e gere relevância ao planejamento empresarial.

André Nardy
Coordenador Acadêmico Saint Paul

Posts Relacionados

New Call-to-action
New Call-to-action
New Call-to-action
Baixe nosso infográfio: Design Thinking

Posts populares