Períodos de crise trazem um desequilíbrio conjuntural da economia e comércio, mudando a forma como o mercado funciona. Por isso, é mais do que normal que empresas encontrem dificuldades para alcançar suas metas de vendas e permanecer presentes no radar de seus clientes.
Apesar de não existir resposta certa ou conselho infalível para vender em tempos de crise, o Prof. Mário Cunha, que no LIT é responsável pelo curso Gerenciamento Estratégico de Vendas, deu algumas dicas em aula exclusiva para alunos da plataforma para continuar gerando receita mesmo quando o cenário não é favorável.
Mais do que nunca é necessário entender o que o seu cliente valoriza ou precisa, principalmente levando em consideração o novo contexto trazido pela crise. Para achar essa resposta, faça perguntas relevantes e assertivas para descobrir o que realmente faz sentido aos potenciais compradores. Mário explica que é preciso estar disponível, para conversar e perguntar.
Sabemos que lidar com a crise é difícil e muito estressante, mas é necessário enfrentar os fatos de frente. Ou seja, trabalhar com os recursos que você tem, por mais escassos que eles sejam. Em um momento como esse, não adianta nada apenas se lamentar por falta de dinheiro, ferramentas ou funcionários. É preciso agir. O professor ressalta: "Vamos fazer o melhor com os recursos que temos agora".
Quando falamos em crise, também estamos falando de muito trabalho. Isso porque é necessário refazer o planejamento e começar a resolver problemas que antes não existiam. É por isso que, nesse momento, é crucial ser organizado, saber priorizar determinadas tarefas e ter concentração.
Sabe aquele planejamento anual que você tinha feito lá em janeiro? Ou aquele orçamento que já estava perfeitamente calculado para cada mês? Quando a crise chega, tudo vai por água abaixo e é preciso rever as metas. Por isso, a dica do professor é adequar o seu mindset para esse novo contexto: "Aquilo que era prioridade ontem deixa de ser hoje. Tenha em mente a perpetuação do seu negócio, criando e mantendo valor para o seu cliente".
Hoje é inegável dizer que somos seres digitais. Celular, computador, relógio, TV... Estamos sempre conectados à internet. E a verdade é que a tecnologia oferece uma enorme diversidade de serviços e ferramentas que podem ajudar o seu negócio em um momento de crise. Aproveite ao máximo todas as vantagens oferecidas pelo mundo digital para estar sempre disponível e presente no radar de seus clientes.
Para adquirir novas competências, habilidades e atitudes que farão de você um vendedor de sucesso em períodos de crise, é necessário buscar conhecimento em diferentes formas. Aqui no LIT, além do curso do professor Cunha, você encontra outros cursos que podem ajudar nessa jornada:
Análise Multivariada de Dados para Tomada de Decisões
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