Gestão dos negócios nunca pareceu uma barreira para você? Porém, desde que surgiu uma real oportunidade de assumir as “rédeas” da operação você vem se questionando internamente se tem preparo técnico e conhecimento suficiente para assumir o desafio? Esse tipo de sensação é mais comum do que se imagina.
Pensando nisso, listamos cinco pilares de conhecimento essenciais para uma gestão e planejamento de negócios de sucesso. Para uma formação como gestor completa, é fundamental estudar com profundidade cada um dos pilares. Em curso de especialização em gestão de negócios bem estruturado com certeza prepara você para esse desafio de ser um gestor.
Quando na posição de colaborador individual, os profissionais executam suas tarefas de forma a satisfazer os objetivos apresentados e evoluem suas habilidades, contribuindo com mais qualidade para a especialização. A transição desse colaborador para a cadeira de gestor, apresenta um desafio grande já que ele deverá usar parte de seu tempo para fazer, com excelente qualidade, a gestão de pessoas, processos e atividades, até então, executadas por ele individualmente.
Para atuar como gestor, é necessário que o mesmo se prepare para essa transição. Parte disso, acontecerá “on the job” e com o coaching do seu gestor atual. Mas é importante que o profissional adquira conhecimentos por meio de treinamento em gestão de pessoas, processos, projetos e tempo.
Como mencionado neste post, o planejamento estratégico, considerando o olhar sob a empresa, mercado e concorrentes é uma prioridade na formação de um gestor. Para gerenciar negócios é preciso deixar de lado somente a visão operacional e entender o funcionamento e direcionamento estratégico da operação como um todo.
Por isso, analise se a especialização que vai escolher mescla na grade curricular disciplinas que aliem pensamento estratégico e cenário econômico. Essa composição é fundamental para preparar os gestores para o novo desafio.
Diante da nova posição, o gestor precisa desenvolver habilidades intangíveis, relacionadas aos aspectos de sua personalidade. Isso passa pela forma como ele se adapta às situações e procura resolver os problemas, o quanto é confiável para entregar o que promete e quão efetivamente pode liderar e motivar os outros.
Os skills como comunicação verbal, assertividade, adaptabilidade, persuasão e gestão de conflitos, trabalho em equipe e desenvolvimento do olhar crítico devem ser trabalhados na preparação de um gestor e são fundamentais dentro da grade de uma pós-graduação em gestão de negócios.
Não importa se você será gestor de uma empresa pequena, média ou grande, ou da área de marketing ou recursos humanos, na posição gerencial é fundamental ter a visão financeira do negócio. Para isso, é importante saber avaliar a viabilidade de projetos de investimentos, elaborar e acompanhar um orçamento, fazer gestão de custos e avaliar o resultado financeiro da sua área e seu impacto na empresa como um todo. Em uma especialização, disciplinas relacionadas à visão estratégica de resultados agregarão muito na nova função.
Os intra-empreendedores são profissionais que assumem postura de empreendedores dentro de uma organização, trazendo ideias e projetos especiais que resultem em oxigenação dos negócios, aumentando a produtividade e a rentabilidade. Eles assumem os desafios com a mentalidade de “dono” do negócio. Para se tornar um gestor intra-empreendedor, conceitos como desenvolvimento de negócios, empreendedorismo, inovação e criatividade são indispensáveis.
A transição para o primeiro cargo gerencial é geralmente muito desejada pelos colaboradores individuais, mas sem a devida preparação formal por meio de planejamento e gestão estratégica, desenvolvimento pessoal, especializações e coaching, a cadeira de gestor pode se tornar grande demais – mesmo para um colaborador individual brilhante. Portanto, prepare-se para esse desafio!