Você já deve ter tido problemas na hora de controlar o seu próprio dinheiro, certo? Essa, de fato, não é uma tarefa fácil já que exige disciplina e organização. Mas a verdade é que saber lidar com as suas finanças pessoais é o que trará a independência para poder tomar as suas próprias decisões e realizar o seus sonhos e objetivos. Afinal, não há nada que não possa ser conquistado, mas é necessário se planejar.
A melhor parte é que controlar sua vida financeira se trata de pequenos hábitos do dia a dia que acabam fazendo uma grande diferença. Por isso hoje trouxemos algumas dicas práticas para que você comece a organizar suas finanças pessoais hoje mesmo.
8 dicas para cuidar das suas finanças pessoais.
Dinheiro não é tabu!
Muitas pessoas passam anos empurrando problemas financeiros para debaixo do tapete por medo de não saber lidar com os possíveis contratempos que ali encontrarão. Isso é completamente compreensível já que nosso bem-estar e conforto depende também da nossa renda. Mas a verdade é que só há um caminho para alcançar a independência financeira que é encarando o assunto de frente. Só assim você poderá ter uma noção clara da sua situação e tomar atitudes para mudá-la.
A conta do seu mês fecha?
Faça uma planilha analisando seus ganhos e gastos mensais para responder à pergunta: a conta fecha? Para ter uma vida financeira saudável é necessário que você sempre termine o mês no verde, mas se isso ainda não está acontecendo, fique tranquilo. Esse é o momento de ter uma visão geral das suas finanças e refletir sobre tudo o que você gasta e ganha. Será que há alguma compra desnecessária? Ou o que pode ser feito para aumentar a sua renda?
Entenda suas dívidas
Se você tem dívidas, é fundamental entendê-las para poder resolvê-las o mais rápido possível. Para isso responda às perguntas que listamos abaixo para compreender como elas atuam e, de acordo com esses dados, planejar a melhor forma de eliminá-las.
O segredo para acabar com as dívidas: planejamento!
Se você tem dívidas, a única forma de acabar com elas é se planejando desde já. De imediato, levante quanto dinheiro você tem em mãos no momento ou se há algo que pode ser vendido como uma forma de gerar renda. Outra solução, é calculando quanto seria possível poupar todos os meses para, depois de um certo período, ter dinheiro suficiente. Também procure alternativas para trocar dívidas caras por outras mais baratas.
Mude seu conceito de economizar
Muitos de nós quando ouvimos a palavra "economizar" temos até arrepios, certo? Isso acontece porque há uma construção na sociedade que associa essa prática à ideia de sofrimento ou castigo. A verdade é que economizar se trata apenas de priorizar aquilo que é realmente importante para você: o dinheiro que você deixa de gastar hoje é o que fará a diferença na realização do seu sonho. Isso também não significa cortar todos os seus gastos, mas sim aqueles que no fundo não te trazem felicidade alguma. Mude seu mindset em relação à essa prática e verá que tudo será mais fácil.
Juros compostos: seus aliados nos investimentos
Não basta apenas estar com a conta no verde, é aconselhável também que você faça seu dinheiro trabalhar por você. Por isso, investir é essencial para a sua independência financeira. A dica aqui é usar os juros compostos (o rendimento de juros sobre juros) a seu favor. Para isso, busque sempre as melhores taxas e faça aplicações constantes, mesmo que de baixo valor.
Tenha objetivos e, principalmente, metas!
Qual o seu sonho? A jornada da independência financeira é muito mais agradável quando você tem objetivos claros, pois isso te dará motivação para manter a disciplina. Estabeleça objetivos a curto, médio e longo prazo, sendo sempre realista com o que é possível conquistar dentro de cada período delimitado.
Mas mais importante do que saber onde você quer chegar é definir o caminho até lá. Por isso, crie metas, ou seja, ações práticas que te permitirão alcançar seus sonhos. Este passo é muito importante pois não adianta apenas querer algo, é preciso tomar atitudes a cada dia para chegar lá.
É uma questão de hábito
Não adianta seguir todas as dicas que listamos aqui por seis meses e depois voltar aos velhos hábitos. A independência financeira é um processo contínuo e, por isso, deve estar presente na sua rotina de maneira natural.
Ficou interessado? Confira mais dicas em Na Real, série exclusiva LIT em parceria com o Bradesco e Unibrad. Comece sua aprendizagem inovadora no LIT com 7 dias grátis!