Neste exato momento em que você navega pela internet, entrando em diversos sites ou acessando suas redes sociais, milhares de dados sobre você e seu comportamento estão sendo gerados.
Hoje o mundo é assim. No final do dia, tudo se baseia em dados e, por mais que pareça assustador, não há como fugir deles. E a verdade é que você não deveria nem tentar escapar, mas sim se unir a eles.
Saber lidar com essa série de informações geradas a cada segundo pode ser uma grande vantagem para a sua empresa. Isso porque conseguir manipular e interpretar os dados da maneira correta pode te mostrar, por exemplo, quais estratégias estão dando certo ou errado.
Organizando, resumindo e analisando dados é possível obter diversas leituras do que está acontecendo em seus negócios. E é com essas informações que você pode tomar decisões assertivas, baseadas em números e fatos reais.
Isso traz, por exemplo, agilidade e eficiência para as tomadas de decisão, o que é mais do que bem-vindo em um mundo complexo e competitivo onde a mudança é um imperativo.
Porém, em artigo da revista Harvard Business Review, ressalta-se que o profissional dessa área deve estar integrado com a forma como a empresa trabalha para conseguir focar suas análises na resolução dos problemas do resto da equipe. Assim, é possível evitar a produção de insights que simplesmente não serão usados.
É por isso, que para saber usar os dados de maneira eficiente, não é necessário ser nenhum matemático, mas sim compreender a base da estatística e métodos quantitativos aplicados ao seu negócio.
Sydnei Marssal de Oliveira, professor do LIT no curso Métodos Quantitativos Aplicados aos Negócios fala mais sobre esse tema aqui:
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Doutor Métodos Quantitativos para Finanças pela Escola Politécnica da USP, Mestre em gestão de riscos operacionais para sistemas complexos de engenharia pela Escola Politécnica da USP; Engenheiro Mecatrônico pela Escola Politécnica da USP. Professor de finanças dos programas de Pós-graduação e dos MBA´s da Saint Paul.