Você com certeza já deve ter ouvido falar no termo Design Thinking. Mas você sabe o que isso realmente significa? A realidade é que esta palavra passa muito longe de ser apenas um conceito da moda.
O Design Thinking é uma forma de lidar com problemas complexos, ou seja, desafios que exigem soluções diferenciadas, respostas que não estão evidentes e não são óbvias. Obstáculos como esse são comuns no nosso dia a dia, principalmente em um mundo em constante mudança como o nosso.
Pense fora da caixa
Depois disso, é necessário focar nos problemas e nas possíveis soluções. Para tal, é preciso sair da caixinha e procurar ideias interdisciplinares. Barbero cita que o exemplo do Cirque du Soleil que, ao enfrentar uma crise pela falta de interesse no circo, decidiu procurar não apenas o que outras empresas do mesmo ramo estavam fazendo como também inspiração no mundo do teatro, da ginástica olímpica e de tecnologias inovadoras. Assim, foi criado um produto novo e totalmente único.
Para chegar nessas ideias não é um processo fácil. Não existe uma receita exata. As respostas para problemas complexos não estão onde geralmente procuramos as resoluções de nossos desafios e, por isso, tentativa e erro são essenciais para se guiar nesse caminho muitas vezes escuro.
Confira o bate papo completo com o professor Edson Barbero:
Se interessa por Design Thinking? Conheça alguns cursos do LIT relacionados ao tema:
Design Thinking – LIT Talks by IBM
Criatividade, Inovação e Empreendedorismo
Estratégias estruturadas para a resolução de problemas