Qual a importância em ter colaboradores que se sintam realmente parte de uma empresa? Segundo a Harvard Business Review, quanto mais diversa e realmente incluída é a sua equipe, mais assertivas serão as decisões tomadas. Além disso, outro texto da revista demonstra que a melhor maneira de mostrar de fato os valores de uma organização - e, assim, fortalecer o relacionamento com o cliente - é tratando bem os colaboradores.
Em artigo recente, a consultoria Mckinsey & Company mostrou que despertar o sentimento de inclusão e pertencimento em toda equipe deve ser prioridade para líderes. Isso garante que todos possam colaborar de maneira efetiva, atingindo o potencial de cada um. Em tempos de home office, sem a convivência do dia a dia, essa prática se torna ainda mais importante para atestar a produtividade e bem-estar de todos.
No entanto, esse objetivo não pode ser alcançado por meio de novas normas e regras. É algo que deve ser incorporado na rotina, de maneira natural. Por isso, a Mckinsey compartilhou algumas dicas essenciais para fazer a sua equipe se sentir realmente parte da empresa.
A equipe deve ser não apenas um grupo de colegas de trabalho, mas também uma comunidade onde se pode encontrar apoio e ser quem realmente é. Crie um espaço na agenda da semana para conversar com todos, criando uma oportunidade para que se conheçam em nível pessoal, indo além do ambiente corporativo. Aproveite para falar sobre você e também perguntar como cada um está, fortalecendo os laços da equipe.
Repense a sua maneira de liderar para permitir que todos colaborem, deem ideias e realmente se sintam parte de tudo o que está acontecendo. Faça perguntas e instigue seus colaboradores a pensarem junto com você e compartilharem as próprias experiências. Experimente também diferentes formas de se comunicar, já que algumas pessoas reagem melhor diante de diferentes abordagens.
Com a distância, pode ser difícil acompanhar o desenvolvimento de cada um, mas é fundamental que saibam que, mesmo no home office, você ainda está lá para ajudá-los a crescer. Uma boa ideia para resolver esse problema é marcar encontros virtuais individuais para saber quais os objetivos de cada um e como você pode apoiá-los. Faça uma lista com todas essas informações e recorra à ela na hora de decidir qual perfil se encaixa melhor em determinada oportunidade.
Tornar o time mais inclusivo não é apenas tarefa do líder: todos têm um papel nesse objetivo. Tendo isso em mente, a melhor forma de encorajá-los é deixando claro as suas intenções com cada atitude, dando o exemplo do que fazer para incentivar a inclusão. Outra ideia mais prática é pedir que toda semana um membro da equipe traga ideias tangíveis para atingir esse propósito.
Se o tema Liderança te interessa, não deixe de conferir alguns cursos do LIT:
Change Management – Liderando Transformações
Gestão de Relacionamentos e Relacionamentos Digitais
Construindo Equipes de Alta Performance
Todos os cursos acima geram um certificado da Saint Paul Escola de Negócios, dando ainda mais relevância ao seu currículo. Você pode experimentar essa nova forma de aprender por 7 dias grátis, clicando no botão abaixo: