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Como liderar equipes em tempos de incerteza - Blog LIT
#LidereATransformação

Como liderar equipes em tempos de incerteza

Com o mundo corporativo vivendo a crise causada pela pandemia de COVID-19, a saúde mental dos colaboradores (em home office ou não) se tornou um assunto ainda mais relevante. Afinal, é nos momentos de incerteza em que tudo o que aprendemos e fazemos é colocado em xeque. As seguranças que nos mantinham no lugar simplesmente não existem mais, gerando ansiedades e angústias em diversos âmbitos - entre eles, o profissional. 

Essa é também uma preocupação da liderança. Em tempos incertos, são necessárias novas atitudes para manter a equipe produtiva e, principalmente, feliz. "Quando uma empresa é séria, ela se preocupa com o bem-estar dos seus colaboradores", apontou a professora, psicóloga e especialista em gestão de pessoas Sandra Gentil, responsável pelo curso Construindo Equipes de Alta Performance no LIT, em aula online exclusiva aos alunos da plataforma. 

A professora indica três práticas de bem-estar para liderar com clareza em tempos incertos:

Pratique o Mindfulness

Para guiar a sua equipe da melhor forma e promover um bom ambiente de trabalho, é preciso, antes de mais nada, estar emocionalmente equilibrado. A professora dá uma dica muito útil: mindfulness. Entre outros pontos, a prática consiste em focar em si mesmo, na sua respiração e nos seus sentimentos.

Sandra explica a prática pode durar apenas cinco minutinhos por dia, mas deve ser um hábito. "Ajuda no desenvolvimento de autocontrole para se relacionar com os outros, perceber melhor o que está a sua volta e ter coragem para enfrentar os desafios". 

Estimule o Flow

O conceito de Flow, criado pelo psicólogo húngaro Mihaly Csikszentmihalyi, consiste em um estado mental em que a pessoa fica totalmente envolvida na atividade que está realizando, com tanto foco e concentração que até perde a noção de tempo. Esse estado é gerado pela quantidade certa de desafio, ou seja, uma dose de estresse sem despertar ansiedade ou sentimentos ruins. "Os verdadeiros líderes são aqueles que conseguem gerar esse tipo de engajamento. E as pessoas passam a confiar em você", ressaltou a professora. 

Busque a Empatia 

"O quanto, preocupados com uma entrega, acabamos desgastando nosso colaborador?", questiona Sandra. Uma das melhores formas de evitar que sua equipe esteja em constante estado de ansiedade é se conectando com cada um deles.

Para isso, a empatia é uma habilidade essencial para conseguir compreendê-lo. Muitas vezes, não é necessário encontrar soluções para os problemas relatados por eles, mas apenas ouvir o que têm a dizer.  Pergunte como estão, comente sobre algo que sabe que gostam. Pequenos gestos podem fazer toda a diferença. 

Liderança é um tema que te interessa? Então não deixe de conferir os cursos do LIT sobre o assunto: 

Liderança Estratégica

Relacionamento Interpessoal e Gestão de Conflitos

Gestão do Comportamento Organizacional - Estrutura e Cultura organizacional, Gestão de mudanças e HR Analytics

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