Trabalhar de maneira remota já é uma tarefa difícil para todos os cargos, mas quando se é gestor os desafios se tornam mais específicos e em maior escala. Liderar pessoas à distância garantindo a boa produtividade de todos não é nada fácil.
Em artigo recente, a revista americana Harvard Business Review explica que o trabalho remoto implica em uma série de desafios para os colaboradores. Entre eles:
A diminuição do relacionamento com os colegas que transforma a troca de informações simples em um obstáculo no dia a dia;
A solidão que pode fazer com que os funcionários não sintam que pertencem à empresa;
As distrações dentro de casa que podem diminuir a produtividade.
Essas são preocupações que devem estar claras para os gestores, já que a performance e o bem-estar de seus colaboradores são as suas principais prioridades. Dessa forma, a revista dá algumas dicas simples para ajudar com esses problemas.
Passo a passo do Trabalho Remoto
Estabeleça check-ins diários
Seja em grupo ou individualmente, determine que todos os dias haverá uma conversa com sua equipe para falar sobre o andamento dos projetos, problemas, avanços e qualquer desafio que eles estejam enfrentando. É importante que eles saibam que esse é um espaço onde eles podem pedir sua ajuda e conselhos e, principalmente, onde serão ouvidos.
Abuse da tecnologia
Você não precisa se limitar ao e-mail ou WhatsApp para falar com a sua equipe. Escolha a ferramenta certa para cada tipo de situação. Por exemplo, se sentir que algum funcionário não está bem e precisa de uma atenção olho no olho, opte por uma videoconferência por ser uma alternativa melhor para uma conversa sensível.
Estabeleça regras de engajamento
Para controlar as expectativas dos seus funcionários sobre você, crie algumas regras acerca de quando e onde eles podem te encontrar. A revista exemplifica sugerindo que você utilize aplicativos de videoconferência para encontros diários e WhatsApp para emergências. Isso deixará você e sua equipe no mesmo nível de expectativa.
Até as conversas sem importância, importam
Sabemos que quando estamos no escritório até as conversas simples sobre assuntos que muitas vezes não dizem respeito ao trabalho são importantes. Isso faz com que as pessoas criem um laço umas com as outras e também com a empresa. Por isso, não é porque todos estão trabalhando de casa que esses momentos devem acabar.
No começo de reuniões sempre reserve alguns minutos para que as pessoas conversem sobre o dia a dia e o que estão fazendo fora do trabalho. Se achar necessário, você pode até fazer uma festa da pizza, de forma remota, é claro!
Dê suporte emocional
Entenda que alguns dos seus funcionários podem não se adaptar tão bem com o trabalho remoto quanto outros. Procure sempre perguntar como eles estão se sentindo e esteja aberto para aqueles que precisem conversar, escutando-os com muita atenção e oferecendo suporte e ajuda.
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