Há algum tempo você vem se preparando para ocupar uma vaga de gestão que está prestes a abrir na sua empresa, mas ficou sabendo que um colega também se candidatou a ela. Como ele é uma figura carismática, que se relaciona bem internamente e acima de tudo “vende muito bem o seu peixe”, praticamente, você já considerou essa batalha perdida, certo? Errado.
Realmente, o marketing pessoal é uma peça fundamental para alavancar a carreira, mas é possível desenvolver essa habilidade para se sair bem no ambiente de trabalho.
Um dos passos para isso é avaliar a sua auto-estima corporativa. Por exemplo, ao observar seu desempenho profissional dentro da organização você “se compraria”? Você sabe o que as pessoas pensam sobre você? Você sente-se seguro em relação a si? Qual o impacto que você causa no ambiente de trabalho?
De tempos em tempos, é importante assumir o papel de protagonista da sua vida e dedicar um tempo para refletir sobre essas questões.
Essa é uma análise essencial para ser feita por quem planeja uma ascensão na carreira. Não adianta ter um currículo impecável e não ter bom relacionamento interpessoal, por exemplo. Com certeza, a ausência do marketing pessoal vai impactar negativamente sua projeção profissional.
E isso acontece porque o mercado corporativo é feito de imagem. O tempo todo estamos representando papéis de acordo com os objetivos da empresa. E quando nos deparamos com um profissional que tem características que não possuímos, passamos a ter insegurança e nos auto sabotar.
Nem sempre o concorrente interno é mais capacitado do que você. Mas a partir do momento que passa a supervalorizar os pontos fortes dele que, provavelmente, não sejam tão evidentes em você – de acordo com sua própria análise- , você passa a justificar sua falha e se sabotar.
É nessa situação, por exemplo, que você deixa de participar proativamente de uma reunião de trabalho porque acha que não falaria nada que pudesse contribuir com os demais participantes. Só que é nesse momento que seu colega – que é bom em personalizar o marketing a seu favor – levanta a mão e aborda exatamente o ponto que você está pensando, mas não falou.
Quando isso ocorre a tendência é que o profissional sempre enxergue o espelhamento invertido e deixe de trabalhar as qualidades positivas que possui a favor do seu crescimento profissional.
O espelhamento invertido é exatamente o contrário do que acontece quando se admira alguém e passa a se espelhar positivamente naquela pessoa.
Se você admira seu chefe, sempre vai pensar como ele agiria em determinadas situações e tentar fazer o mesmo. Porém, quando você se sente incomodado com a presença de uma pessoa, passa a eliminar dentro de si as características que lhe incomodam nela e, assim, se sabota.
E isso é um grande erro. Estima-se que apenas 15% do sucesso de um indivíduo vem do seu conhecimento/capacitação, sendo que 50% dele surge do relacionamento.
Uma ferramenta muito produtiva para quem deseja melhorar o marketing pessoal no ambiente de trabalho é o coach, ferramenta que ajude a cuidar do seu comportamento dentro da empresa. Ele pode ser aproveitado, inclusive, por um profissional que foi promovido recentemente e precisa se reportar diretamente ao corpo diretivo, mas não se sente preparado para isso.
O coach pessoal ensina como se comportar diante de diferentes tipos de pessoas e situações. Alguns tipos de coachs preparam o profissional até mesmo para lidarem com as etiquetas profissionais, ensinando como se comportar à mesa, como se vestir para um evento executivo, uma reunião de trabalho ou mesmo para o dia a dia corporativo.
Portanto, existe sim maneiras de cuidar do seu marketing pessoal e buscar a oportunidade tão esperada. Só não esqueça de sempre respeitar sua essência e individualidade.