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Dicas para mostrar seu valor trabalhando de casa - Blog LIT
#LidereATransformação

Dicas para mostrar seu valor trabalhando de casa

Em tempos de crise e de isolamento social necessário para o combate da COVID-19, é normal sentir ansiedade em relação a seu lugar no ambiente de trabalho - principalmente em meio a notícias de demissões de conhecidos, redução de salário/carga horária e altas taxas de desemprego. 

Em empresas onde a transformação digital ainda não é uma realidade em todas as áreas, a ausência do contato diário pode ser motivo de insegurança. Mas como garantir que esse sentimento não se transforme em um vilão da sua produtividade e prejudique a sua performance? E, além disso: como demonstrar seu valor à empresa mesmo a distância? 

Em um artigo recente sobre esse tema, a Harvard Business Review levantou algumas atitudes que podem ajudar a aumentar sua confiança e demonstrar a sua importância na empresa em que trabalha. 

Confira algumas das dicas para demonstrar o seu valor à empresa

#Faça o seu trabalho

Parece uma dica óbvia, mas preste atenção às suas entregas. Obviamente que os empregadores estão mais compreensivos com quedas de produtividade relacionadas a mudança para o ambiente de home office, mas é preciso encontrar seu ritmo e se adaptar ao “novo normal” o quanto antes. Muitas empresas já estão entrando em seu quarto mês de quarentena, o que diminui a chance de desculpas no cumprimento de prazos. Aqui nós já listamos algumas dicas sobre o assunto.

#Comunique o que você está fazendo

Entregou um projeto importante? Trouxe um resultado relevante para a sua área? Conquistou um novo cliente? Seja qual for a sua vitória, compartilhe com seus chefes e colegas. Por meio de reuniões pré-agendadas de resultados, utilizando as ferramentas de comunicação interna ou até mesmo em suas redes sociais, como o LinkedIn. Isso não é sobre contar vantagem, mas sim sobre manter a visibilidade da sua importância nos negócios.

#Evite discussões em equipe

No ambiente corporativo, principalmente nos mais competitivos, é comum haver opiniões contrárias ou desavenças na hora de tomar uma grande decisão. Mas, em períodos de crise como a atual, evite ser você a pessoa que derruba o clima de uma reunião online. Isso alivia o trabalho dos seus superiores, que não irão precisar gerenciar uma crise na equipe. Se for necessário, tenha uma conversa em particular - e calma - com alguém que possa realmente te ajudar.

#Mantenha um ambiente leve

Sabemos que as notícias do momento não são nada alegres, mas cuidado para não perder seu espírito positivo em meio a tensão. Tente aliviar o clima nas reuniões falando de temas que não sejam a crise atual - como um filme que assistiu, por exemplo. Em recente artigo, a Google também trouxe algumas dicas sobre esse assunto, como buscar interesses em comum com seus colegas e organizar happy hours online.

#Espalhe positividade

No mesmo artigo da Google, uma sugestão muito interessante vale a pena ser levada adiante: seja grato (a), com seus chefes e colegas de trabalho. Agradeça uma ajuda ou um tempo disponibilizado para uma conversa online, reconheça as realizações de seus colegas, se ofereça como apoio emocional caso perceba que alguém necessita de ajuda. Em outras palavras, mantenha o senso de comunidade mesmo a distância.

#Atualize suas competências

Em tempos cada vez mais digitais, torna-se imperativo buscar maneiras de atualizar seus conhecimentos e não ficar para trás. Segundo o relatório The enterprise guide to closing the skills gap, da IBM, 50% dos executivos questionados em pesquisa afirmaram que suas empresas não possuem estratégias de desenvolvimento de seus funcionários para as competências do futuro. Ou seja, a mudança precisa partir de você.

No LIT, plataforma de educação executiva da Saint Paul Escola de Negócios, é possível se preparar sem sair de casa em mais de 100 cursos e trilhas nas áreas de inovação, liderança, negócios, digital e tech - sempre com um olhar nas competências do futuro do trabalho. Todos os cursos são certificados e podem ser adicionados facilmente ao Linkedin - mostrando aos seus empregadores seu comprometimento em se manter atual em meio a mudanças.

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