Dicas para ser um gestor financeiro

Uma das metas do seu planejamento de carreira é ser promovido a gerente financeiro, no máximo, em três anos? Ocupar essa função exige uma grande mudança de postura, principalmente, para quem está acostumado a lidar com atividades operacionais.


No dia a dia, o profissional de finanças no cargo de gestão lida com pressões constantes advindas de diversos públicos: diretores, investidores, executivos de outras áreas e da própria equipe e precisa apresentar soluções viáveis para os mais diferentes tipos de situações.


Cabe a ele, por exemplo, planejar e dirigir algumas operações financeiras estratégicas da empresa, como fazer previsões de resultado, controlar o fluxo de caixa, tomada de decisões de investimento entre outras funções. Qualquer erro no planejamento ou na análise pode gerar prejuízo para a companhia. Portanto, o nível de responsabilidade e cobrança em cima desse profissional é grande.

 

Para ajudá-lo no upgrade da sua carreira listamos abaixo algumas dicas valiosas para liderar a área financeira com sucesso. Confira:

 

New Call-to-action


# Desenvolva um perfil analítico


Amplie seu olhar sobre o negócio e o mercado. Desenvolva a capacidade de analisar cenários, fatos e dados. Tudo isso será essencial para apoiar os executivos da empresa numa tomada de decisão assertiva. Pense estrategicamente.


# Conheça profundamente seu mercado


Tenha a segurança de que você domina o cenário econômico. Informe-se sobre os concorrentes, mercado financeiro e, principalmente, sobre o setor de atuação da sua empresa. Muitas vezes, para tomar uma decisão, você vai precisar entender as particularidades do segmento.


# Aprimore o relacionamento interpessoal


Uma das missões do gerente financeiro será aproximar as diferentes áreas de negócio da empresa, promovendo a visão integrada do negócio. Isso será necessário porque uma boa gestão só é possível com base no alinhamento estratégico de toda a empresa. Sendo assim, desenvolver as habilidades interpessoais e ter um bom relacionamento passam a ser habilidades primordiais. Circule pela empresa, converse com as pessoas, mostre-se solícito e esteja disposto a resolver problemas financeiros dos departamentos.

 

# Saia da zona de conforto

Na área financeira são desenvolvidas tarefas muito específicas. Por isso, é importante você sair da zona de conforto e mostrar interesse em descobrir e entender o que as outras pessoas do seu departamento fazem. É possível que você sejam bom na área de contas a pagar, por exemplo, mas não sabe o que o profissional de orçamentos faz. Conhecer outras funções é essencial para ter a visão do todo.


# Especialize-se


Nunca pare de estudar. A sua profissão está em constante evolução no mercado, seja por conta do cenário econômico ou das mudanças internas da sua empresa. Por isso, mantenha-se sempre atualizado sobre a área financeira. Busque um cursos na área financeira que lhe prepare para dar o passo certo na carreira.

Coloque em prática essas dicas e prepare-se para ser um líder de sucesso.

Conheça o curso

Camila Securato
Diretora de Marketing Saint Paul

Posts Relacionados

New Call-to-action
New Call-to-action
New Call-to-action
New Call-to-action
New Call-to-action
Baixe nosso infográfio: Design Thinking

Posts populares