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Liderança

Estratégias competitivas: 3 dicas para implementar na sua empresa

Qualquer empresa que queira se estabelecer e conquistar o mercado deve estar ciente de que a definição das estratégias competitivas é fundamental.

 

É por meio delas que será possível aprender como se comportar e o que fazer diante das inevitáveis mudanças de cenário que ocorrem por conta dos fatores externos e internos.

 

Confira três dicas para aumentar a competitividade da sua empresa

 

1 –  Monitore o mercado

Saber o que está acontecendo no mercado é essencial para ter uma boa gestão, baseada na inteligência competitiva. Para isso, recomenda-se a implementação de técnicas, softwares e ferramentas que tragam ao executivo informações sobre tendências de mercado, projeção da taxa de juros para os próximos anos, dados sobre a concorrência e etc.

O executivo não pode ser apenas intuitivo. Ele tem que se instrumentalizar, conversar com as pessoas e sair da sua sala. Tudo isso vai ajudá-lo a investir com mais segurança para ter bons resultados.

 

2 – Informe-se e estude

Invista tempo na busca da informação. Leia jornais, revistas especializadas, publicações técnicas e o mais importante: esteja por dentro das projeções de mercado e tendências.

Um executivo jamais deve se surpreender com uma informação numa reunião de negócios, por exemplo. Para alcançar os objetivos estratégicos da companhia, ele deve organizar sua rotina de modo que sempre esteja bem informado.

 

3  – Acompanhe a concorrência

Tenha conhecimento sobre o que os concorrentes estão fazendo. Conheça as forças que cada um possui. Com base nisso, você deve construir as diferenciações do seu negócio.

Por exemplo, se o seu concorrente é muito bom em uma funcionalidade X do produto, você pode buscar diferenciar sua oferta de outra forma.  Isso é importante para construir o discurso de marketing e vendas.

 

Não construa uma estratégia ficcional. Uma pequena empresa não deve achar que vai bater o preço de um grande varejo. Ela deve saber que seu diferencial não será o preço, mas o atendimento personalizado, a ambientação da sua loja e assim por diante.

A partir do momento que você compreende os recursos que têm disponível e podem ser explorados, passa a fazer uma gestão baseada em recursos.

Quanto mais conhecimento você tiver sobre o negócio e o mercado, mais chance terá de alcançar os objetivos estratégicos.

A melhor forma de aprimorar seu conhecimento e ficar por dentro de técnicas que lhe permitam implementar estratégias competitivas na sua empresa é realizando um curso de MBA em Liderança e Gestão de Pessoas.

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