Engana-se o profissional responsável pela gestão de equipes ao pensar que não tem nada a ver com os problemas de clima e comportamento dos integrantes do time. Saiba que é papel do líder prever possíveis futuros desentendimentos entre colaboradores e antecipar soluções para evitar complicações ainda maiores.
A partir do momento que o líder conhece as necessidades, vontades e desejos das pessoas que trabalham com ele, terá a oportunidade de montar equipes mais direcionados a alcançar os objetivos estratégicos de negócio.
Esse é um importante método para evitar conflitos, pois ao atender as motivações individuais, na medida do possível, os colaboradores se sentem acolhidos e é minimizado o risco de crises internas na equipe.
Mesmo tomando medidas para atender as necessidades individuais dos colaboradores e implementando ações para gerar um bom ambiente de trabalho, as interações interpessoais ainda podem ocasionar conflitos. Alguns se resolvem naturalmente no dia a dia, porém outros precisam do empenho do líder.
Sendo assim, depois do conflito instaurado, as ações da liderança devem ser analisadas com cuidado.
Antes de mais nada, procure entender o ponto de vista de cada envolvido. Na gestão de conflitos, é importante fazer com que a outra parte consiga identificar os problemas do reclamante e vice-versa.
Por isso, o líder deve sempre analisar as situações e adotar um papel de mediador. Procure realizar conversas estruturadas para entender as reais necessidades de cada um. Seu papel nesse momento, além de mediador, é o de coach, ou seja, você deve orientar as pessoas a resolverem o conflito de maneira produtiva.
O líder jamais deve tomar partido entre as pessoas. Caso isso ocorra, ele passa a fazer parte do conflito, deixando de exercer a liderança.
Afinal, a liderança estratégica tem papel visionário e diretamente relacionado aos resultados da empresa.