A Inteligência Artificial (IA) está mudando a maneira como as empresas operam no setor financeiro. Com a capacidade de processar grandes quantidades de dados, a IA está sendo usada para automatizar muitas tarefas e aprimorar processos de tomada de decisão.
Mas você sabe o que já é realidade da Inteligência Artificial nas Finanças? Abaixo, selecionamos algumas das principais aplicações, desde análise de dados e gerenciamento de contas até robôs financeiros e estratégias de investimento.
A Inteligência Artificial é usada para analisar grandes quantidades de dados e ajudar a identificar tendências e outras informações importantes que podem ajudar os investidores a tomar decisões mais informadas.
As ferramentas financeiras de IA podem ser usadas para analisar dados passados e prever como os mercados devem se comportar no futuro, permitindo que os investidores obtenham uma vantagem competitiva.
Leia também: Profissional de finanças: 4 dicas para alavancar a sua carreira
Robôs de negociação são programas que usam algoritmos de Inteligência Artificial para negociar ativos financeiros em nome de seus usuários.
Eles automatizam tarefas como a execução de ordens de compra e venda, monitoramento de mercados e análise de dados, para ajudar a tomar decisões informadas sobre quais ativos comprar e vender.
Os robôs de negociação são usados por investidores, bancos, fundos de hedge e outros profissionais do mercado financeiro para automatizar suas tarefas de negociação e gerenciamento de portfólio, ajudando-os a reduzir custos, tempo e erros.
A Inteligência Artificial nas Finanças também pode ser usada para identificar riscos de investimento e ajudar os investidores a tomar decisões mais seguras.
Leia também: 10 dicas para entender sobre o mercado de investimento
Uma instituição financeira pode usar a IA para ajudar a analisar o risco de empréstimos, por exemplo. Para isso, o banco pode usar algoritmos de aprendizado de máquina para analisar grandes quantidades de dados históricos relacionados a empréstimos, como crédito dos candidatos, informações sobre histórico de pagamentos e outros fatores de risco.
O algoritmo de IA então pode usar esses dados para prever quais candidatos a empréstimo têm maior probabilidade de não pagar de volta suas dívidas, ajudando assim o banco a tomar decisões informadas sobre quais empréstimos conceder e quais não.
A Inteligência Artificial nas Finanças ajuda na gestão de um portfólio de investimentos neste mercado ao automatizar algumas tarefas essenciais. Por exemplo, ela pode realizar análises de mercado para acompanhar tendências e identificar oportunidades.
Também pode ajudar na análise de riscos, monitorando as condições do mercado e avaliando a volatilidade no mercado, além de ajudar a gerir e a monitorar as carteiras de investimento, avaliando os resultados e gerando relatórios.Isso permite que os investidores tomem decisões de investimento mais informadas e de forma mais eficiente.
Em dia com a realidade do mercado de trabalho cada vez mais orientado ao uso de dados na tomada de decisões, a Saint Paul Escola de Negócios possui um programa ideal para profissionais de finanças que desejam mergulhar no universo das aplicações atuais da IA.
O programa de alto impacto Finanças Estratégicas para C-Level e Conselheiros da Saint Paul oferece disciplinas como governança corporativa, finanças sustentáveis e ESG, e palestras sobre inovação em finanças e transformação digital, preparando os líderes para compreender e utilizar a inteligência artificial de forma estratégica em suas organizações.
Além disso, temas como finanças de startups, estratégias de funding e gestão de riscos financeiros são abordados, proporcionando aos participantes uma visão abrangente e atualizada do cenário financeiro.
Se você é um líder empresarial interessado em entender como a inteligência artificial está impactando as finanças e como isso pode influenciar suas decisões estratégicas, conheça mais sobre os High Impact Programs clicando abaixo.