Imagine que você possui uma sorveteria e percebe que, aos domingos, principalmente quando a temperatura está alta, as vendas crescem de maneira excepcional. Estando consciente dessas duas variáveis que afetam diretamente o seu negócio, é possível se preparar para tirar o máximo proveito da situação, certo?
O exemplo acima demonstra como analisar variáveis pode ser um grande diferencial na sua empresa - mas nem sempre elas são tão óbvias. Pelo contrário: existem diversos padrões e tendências de comportamento dos seus clientes que podem ser de grande valia para uma tomada de decisão, mas simplesmente passam batido por serem muito discretos.
Assim, chegamos à pergunta: como enxergar relações, padrões e insights que podem fazer a diferença nos resultados do seu negócio? A resposta é a Ciência de Dados, utilizada de forma massiva por empresas de sucesso como Netflix, Amazon e Uber. Em aula online exclusiva para alunos LIT, o Prof. Dr. Daniel Bergmann, responsável pelos cursos Análise Multivariada de Dados para Tomada de Decisões e Métodos Quantitativos Aplicados aos Negócios, explicou como essas informações podem fazer por uma empresa.
Entenda o que é a Ciência de Dados aplicada aos negócios e como ela funciona
Explicando a Ciência de Dados nas empresas
O professor explica que a Ciência de dados é a junção de estatística, modelagem, computação e negócios. Na prática, utiliza-se diversas técnicas para analisar uma base com diversos dados e, a partir disso, identificar tendências e padrões. Dessa forma, é possível chegar a insights importantes para uma tomada de decisão assertiva que não seriam vistos a olho nu. "A ideia principal é associar variáveis para encontrar previsões do seu benchmark ou administrar uma tendência", destaca.
Além disso, os dados fornecem conclusões factíveis dando uma visão muito mais realista do fato analisado. Esse é um processo contínuo que está em constante refinamento, propondo sempre melhorias ao negócio.
Como colocar a Ciência de Dados em prática?
Primeiramente é necessário ter alguma base de dados. Quanto mais informações sobre clientes ou empresa, melhor. É possível utilizar ferramentas bastante conhecidas como o Excel para administrar esses números, mas a indicação do professor é o uso do Python, por ser uma linguagem de programação capaz de lidar com uma grande quantidade de dados sem perder agilidade.
Também é preciso dominar técnicas como regressão, correlação e agrupamento, por exemplo. Elas vão ajudar a descobrir se determinadas hipóteses estão corretas ou não, demonstrando ainda resultados que podem ser considerados inesperados.
Ficou interessado na Ciência de Dados? Aprenda como utilizar todas as técnicas e tirar proveito dessa prática através destes cursos:
Métodos Quantitativos Aplicados aos Negócios
Ciência de Dados – LIT Talks by IBM
Análise Multivariada de Dados para Tomada de Decisões
Os três cursos fazem parte do LIT, a plataforma digital de educação executiva da Saint Paul Escola de Negócios. A boa notícia é que você pode começar seus estudos com 7 dias grátis, clicando no botão abaixo: