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#Finanças

O que faz um gerente financeiro?

Embora você acompanhe a rotina do seu superior constantemente, é comum surgir a dúvida do que ele realmente faz no dia a dia, não é? Até mesmo para que você se prepare para uma promoção, é preciso entender o que faz o gerente financeiro na sua rotina diária.

O papel do gestor financeiro é ser um grande maestro da área, garantindo que todos os departamentos de sua área tenham interação e alinhamento entre si, assim como com os outros departamentos da empresa.

Isso é essencial porque a função financeira pode gerar oportunidades estratégicas para o negócio. Por isso, esse profissional deve garantir que todos estejam caminhando para a mesma direção e com o mesmo foco.

Entre as funções que são de sua responsabilidade estão:

 

1 – Planejamento de caixa

A primeira responsabilidade do gestor é o caixa financeiro. Por que isso é tão importante? Simples. O que “quebra” uma empresa, normalmente, são problemas de liquidez (falta de dinheiro) e não problemas com  implementações de projetos, por exemplo. Quando há um projeto mal executado, existe a chance de revertê-lo. Porém, se a empresa tem compromissos de pagamentos e não tem dinheiro em caixa para honrar tais compromissos, ela se torna insolvente. Por isso, é necessário construir e gerenciar os processos de gestão de caixa. Isso envolve a posição consolidada do caixa da empresa, de todas as contas financeiras junto aos bancos, dos investimentos e das linhas de crédito.

Se a sua empresa tem um negócio só e apenas em um banco, essa função é relativamente simples. Mas quando a companhia tem vários negócios e filiais, em diversos bancos, passa a ter uma área de gestão de caixa mais complexa e sofisticada. Sendo assim, deve ser feito um planejamento de caixa para que a empresa não fique à mercê de situações inesperadas.

 

2 – Planejamento orçamentário

Esta etapa está relacionada à decisão de alocação de recursos da empresa. Normalmente existem três orçamentos: investimentos, receitas e custos, que estão interligados. Os orçamentos de receitas e custos estão relacionados com a missão do controller em fazer a gestão dos indicadores de resultados e acompanhar a geração de valor do negócio. O orçamento de investimentos também está relacionado com os dois primeiros porque para a tomada de decisão de investimento está atrelada à decisão de valor – baseada no processo de orçamento de capital.

O gerente financeiro ou controller,  também acumular a responsabilidade pela construção das demonstrações financeiras da empresa (DRE), papel  a área de contabilidade. Isso é mais comum em empresas de pequeno e médio porte.

 

3 – Análise de crédito

Outra atividade de responsabilidade do gerente financeiro é a análise de crédito. A área financeira, normalmente, assessora a área de vendas e de compras da empresa, na construção de parâmetros na concessão de prazos e na política de preços, avaliando, por exemplo, a capacidade de pagamento de um determinado cliente para definir as condições de vendas.

A participação do gestor financeiro na área de gestão de preços e custos é importante para a organização. Conhecendo o negócios e projetos da empresa,   ele definirá as necessidades e tipos de empréstimos  que a empresa tem junto aos bancos e negociar para conseguir esses empréstimos em boas condições, além de desenvolver linhas de crédito com os bancos, sempre priorizando a melhor escolha para a corporação.

 

4 – Relacionamento com bancos

Um papel importante do gerente financeiro é ter um bom relacionamento com as instituições financeiras. Isso é fundamental para que a empresa consiga boas oportunidades de investimentos e linhas crédito, assim como serviços bancários que fazem parte do dia a dia da empresa, como cash management, seguros, operações estruturadas, entre outros.

A relevância de cada uma dessas funções dependente do tipo de negócio de cada empresa. Por isso, é fundamental que o gerente financeiro conheça profundamento o negócio e a área de atuação da empresa em que trabalha. Dessa forma, ele terá a possibilidade de tomar decisões baseadas no que faz mais sentido para sua corporação.

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