Se no seu dia a dia você exerce um papel importante nas decisões estratégicas do CEO ou outros diretores na empresa e precisa dar insights relevantes para que ele consiga agir estrategicamente em determinadas situações, não pode correr o risco de não saber o que fazer diante de cenários adversos, certo?
Por exemplo, se você é responsável pela área comercial e vem sendo cobrado por traçar planos para reverter a queda nas vendas dos últimos três meses, necessariamente, precisará de uma visão e planejamento estratégico para decidir e colocar em prática através de uma execução estratégica eficiente para alcançar o melhor resultado.
Muitas vezes, o cenário é ocasionado por uma série de motivos que fogem de seu controle, como a crise econômica ou até mesmo a preferência do consumidor por um novo modelo de compra. É preciso analisar o cenário e suas implicações para o negócio.
A experiência prática do dia a dia é fundamental para isso, mas uma pós-graduação com foco em estratégia empresarial pode tornar o aprendizado mais rico e agregar valor ao negócio por meio do uso de modelos estratégicos que simulem o tipo de decisão mais próximo do que você precisa.
Neste tipo de especialização são estudados os aspectos da estratégia empresarial necessários para apoiar o gestor na tomada de decisão e na criação de valor para a companhia.
Em uma Pós-Graduação de Estratégia Empresarial bem estruturada são abordados o cenário econômico global e local; análise estratégica do setor; planejamento estratégico, análise interna da empresa; vantagens competitivas e concorrência; governança corporativa; alianças estratégica como fusões e aquisições; além de aspectos de estratégia internacional, habilidades de execução, como leitura de cenário, comunicação, gestão de projetos e recursos, habilidade para tratar com dades de mercado e dados financeiros, habilidades de negociação.
Além disso, um grande diferencial a ser analisado na hora de escolher o curso é avaliar se ele contempla conhecimento sobre visão de resultados e finanças. Entender quais as implicações financeiras das decisões que são tomadas na sua área de atuação. Por exemplo, como a política comercial de preços ou prazo de pagamento afetam o caixa da empresa e a rentabilidade do negócio. Fazer uma análise de viabilidade econômico-financeira de projetos de investimentos e valuation também são diferenciais competitivos importantes para a formação do gestor, pois o auxiliam na construção de decisões mais bem fundamentadas.
Outro ponto-chave para não errar na escolha é verificar se o curso prioriza o desenvolvimento de soft skills e técnicas de liderança. No dia a dia, o gestor tem a necessidade de desenvolver relacionamentos interpessoais com sua área e outros profissionais da empresa, além de dominar técnicas de negociação para que possa realizar uma gestão empresarial assertiva. As técnicas de gestão de pessoas e liderança são essenciais para que o gestor consiga liderar sua equipe de maneira eficiente e com qualidade. Essas habilidades podem ser desenvolvidas por meio de técnicas aprendidas em um curso de pós-graduação.
Planejamento, comunicação e execução são a base para uma gestão estratégica empresarial bem-sucedida. Diante disso, nada melhor do que aprender por meio de cases e situações reais do mercado como melhorar a performance gerencial da sua companhia.
É fundamental que o curso leve o profissional a desenvolver o pensamento de forma estratégica, apresente métodos quantitativos aplicados ao negócio, ensine como gerenciar projetos bem-sucedidos e utilizar os indicadores de negócio de forma correta.
Para se tornar um bom gestor, é importante compreender os aspectos da governança corporativa e saber analisar corretamente as competências e recursos disponíveis na empresa. Uma forma de aprender a desenvolver o planejamento estratégico de uma empresa é por meio dos games corporativos ministrados durante a aula, método eficiente para trazer a realidade do mercado e estimular o aprendizado prático.
Uma pós-graduação com um programa consistente de estratégia empresarial deve trazer em sua grade curricular disciplinas que explorem a estratégia internacional e a formação de alianças estratégicas, com foco em fusões e aquisições.
Na hora de escolher a pós-graduação em estratégia empresarial avalie se o programa curricular contempla aplicação de cases e exemplos práticos aplicado à realidade das empresas.
Busque o máximo de conhecimento sobre a grade curricular do curso escolhido, do corpo docente e escola de negócios e tire todas as suas dúvidas antes de fazer a escolha.