Para acompanhar as oscilações do mercado por meio do otimismo dos CFOs das principais empresas brasileiras em relação à sociedade e economia brasileiras, a Saint Paul Escola de Negócios, em parceria com o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF-SP), divulga trimestralmente o Índice de confiança do CFO (iCFO).
Divulgada no início de 2022, a pesquisa referente ao 4º trimestre de 2022 apresentou uma queda do nível de otimismo frente ao trimestre anterior, retornando ao patamar do 1º trimestre do mesmo ano. O índice acaba sendo termômetro para diversos setores produtivos da economia brasileira.
Alguns resultados são interessantes de serem observados, como qual será o destino do investimento nos próximos 12 meses. A ampliação da capacidade instalada foi citada por 28,2% dos respondentes, e o investimento em TI foi o segundo fator mais citado, sendo um item recorrente desde 2016.
Já a expectativa de aumento de funcionários e terceirizados, com 42% de representatividade, é menor se comparada ao mesmo período de 2021. Em contrapartida, a expectativa de manutenção do quadro aumentou, sendo citada por 43% dos CFOs.
Os respondentes da pesquisa também listaram suas principais preocupações, sendo elas: a demanda do mercado interno, o custo dos insumos e o câmbio.
Realizada desde 2016, a representatividade expressiva do IBEF-SP e o alto rigor técnico e acadêmico da Saint Paul fazem desta publicação o principal indicador das tendências da economia brasileira. O índice auxilia nas tomadas de decisões da alta liderança de todo o país, servindo de termômetro para diferentes setores produtivos da economia.
Para saber mais sobre o iCFO baixar o último relatório completo e acompanhar os anteriores, é só clicar aqui.