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Você está planejando dar um próximo passo na carreira esse ano? Se a sua resposta foi positiva saiba que é fundamental ficar por dentro das tendências da sua área.

 

Porém, além de saber para onde o mercado está caminhando, também é preciso entender o que precisa ser feito para acompanhar a evolução da área e se diferenciar na profissão.

 

O profissional que quer tirar do papel o planejamento estratégico de marketing e implementar ações que tragam resultados efetivos para a empresa deve buscar meios de melhorar suas competências.

 

Por isso, veja as principais tendências de marketing e os cursos que vão ajudá-lo a progredir profissionalmente.

 

Tendências para a área de marketing  

 

Big Data

 

Descobrir o que as pessoas querem, quais são suas necessidades e como elas compram é uma forma de impulsionar vendas mais assertivas e direcionadas e, consequentemente, faturar mais.

 

Para obter essas informações, o profissional de marketing deve garimpar dados sobre o perfil do seu público-alvo, do mercado e da concorrência. E é nesse ponto que o Big Data tem se apresentado como uma ferramenta de marketing cada vez mais necessária.

 

Hoje em dia, para fazer qualquer trabalho de comunicação que gere o efeito esperado como aumentar as vendas ou impedir a redução do crescimento, é preciso monitorar o que está acontecendo e analisar os dados para tomar decisões.

 

Por meio da análise das informações coletadas é possível obter insights, por exemplo, sobre qual conteúdo é o mais eficaz em cada estágio de um ciclo de vendas, analisar o desempenho de uma campanha, verificar a preferência do shopper, mensurar os itens com mais ou menos procura e, assim, definir planos de ação para cada situação.

 

O Big Data tem o poder de revelar padrões por meio de um estudo mais específico de público-alvo e de mercado, o que garante às empresas grandes vantagens competitivas.


Neste sentido, os dados superam a intuição dos profissionais de marketing e permitem a aplicação de técnicas para extrair valor dos eventos, como estabelecer correlações e realizar análises preditivas ou diagnóstica dos cenários.

Por conta disso, ele continuará sendo uma importância tendência para a área de marketing nesse ano. De acordo com uma pesquisa realizada com executivos de inteligência de mercado feita pela KPMG, 99% dos entrevistados acreditam que Big Data é importante para a tomada de decisão.

 

Sendo assim, investir em inteligência de mercado, coleta, monitoramento e análise de dados deve estar entre as prioridades do profissional.

 

Internet das Coisas

 

Outra tendência importante que deve estar no radar do gestor para melhorar a eficácia do seu planejamento estratégico de marketing é a Internet das Coisas. (IoT).

 

Um caso muito interesse de empresa que já vem utilizando a IoT no seu dia a dia é da L’oreal. Recentemente, a empresa anunciou que pretende colocar no mercado a “escova do futuro”. Esse produto tem como proposta coletar e analisar o comportamento e o cabelo do consumidor para assim recomendar os melhores produtos.

 

Por meio das informações coletadas e fornecidas pelo equipamento, a equipe de marketing terá a possibilidade de definir campanhas direcionadas para tipo de produto e até prever a demanda de produção da empresa.

 

Assim como aconteceu com o mobile, a Internet das Coisas é uma tendência sem volta. Portanto, cabe ao profissional de marketing desenvolver uma visão dos serviços personalizados que podem ser oferecidos pelos novos devices e enriquecer seu planejamento estratégico de marketing.

 

Realidade Aumentada

 

Usar a realidade aumentada como ferramenta de marketing é outro diferencial importante para diferenciar as ações de comunicação da empresa. Essa ferramenta possibilita experiências virtuais com alto teor de realismo ao público.

Foi o que aconteceu com o Pokemon Go, por exemplo. Mais do que um jogo, muitas empresas puderam incrementar seus negócios e monitorar os dados dos jogadores para traçar ações de marketing direcionadas.

 

New Call-to-action

 

Diversos setores da economia podem se beneficiar da realidade aumentada para incrementar seu plano de marketing, com o objetivo de vender mais. As agências de turismo, por exemplo, têm a oportunidade de incluir o tour virtual de destinos em seus sites para que os clientes possam ter um “gostinho” do local e assim impulsionarem a decisão de compra.

 

Pós Graduação de marketing

 

Como vimos, a análise de dados é o que vai mover e direcionar as estratégias de marketing das empresas. Pensando nisso, a Saint Paul Escola de Negócios conta com o curso CMI - Certificate in Market Intelligence, considerado o mais completo e moderno curso de pós-graduação lato sensu voltado à inteligência de mercado no Brasil.

 

O CMI alia à expertise da Saint Paul um conteúdo técnico aprofundado e aplicado ao mercado, proporcionando uma sólida formação e excelência na atuação profissional na área.

 

Por meio dos mais modernos conceitos, técnicas e ferramentas, o curso capacita os profissionais em todos os aspectos relevantes de Inteligência de Mercado: pesquisa e dimensionamento de mercados, análise multivariada de dados para tomada de decisões, monitoria de concorrentes, estratégia para solução de problemas e business intelligence.

 

São abordados no curso os principais aspectos que suportam as análises e decisões em inteligência de mercado, como cenário macroeconômico, finanças corporativas, planejamento estratégico, gestão de pessoas e liderança, gestão de relacionamentos e business to business.

 

Dessa forma, o CMI prepara seus participantes para uma atuação plena nas áreas de inteligência de mercado em empresas e instituições financeiras.

Prepare-se para dar um novo passo rumo ao sucesso profissional e conte conosco para ajudá-lo.

Lilian S. P. Carvalho
Coordenadora Acadêmica

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