Com as demandas de um mundo em transformação digital, a educação é uma das áreas mais questionadas para mudanças - principalmente após a necessidade de um ensino online de qualidade durante a pandemia de COVID-19. E os métodos tradicionais de ensino parecem atender cada vez menos às reais necessidades dos alunos.
Foi pensando no tema que o idealizador do LIT e CEO da Saint Paul Escola de Negócios, Prof. Dr. José Cláudio Securato, escreveu o livro Onlearning: Como a educação disruptiva reinventa a aprendizagem, onde discute novas maneiras de ensinar e aprender, por meio de uma nova metodologia.
Entre os pilares que fundamentam a ideia está a aprendizagem personalizada, que consiste em um ensino onde o aluno aprende o que realmente precisa e de um jeito que potencializa sua absorção.
Entenda por que customizar o aprendizado pode trazer vantagens ao aluno:
Aumento da produtividade
Uma das ideias da aprendizagem personalizada é que o aluno possa focar apenas nos temas que ainda não domina ou que necessitem melhoria de entendimento, ao invés de seguir um programa padrão. Além disso, com o uso da Inteligência Artificial é possível garantir que o estudante apenas avance se realmente tiver compreendido o que foi ensinado. Dessa forma, toda a sua concentração é direcionada ao que realmente precisa, tornando seu estudo mais produtivo.
Ganho de tempo
Com uma aprendizagem mais produtiva, ganha-se tempo, um recurso muitas vezes raro nos dias de hoje. Isso porque não há desperdício com aulas sobre assuntos que já se domina, o que normalmente acontece nos modelos tradicionais de ensino.
Securato ressalta: "Graças a tecnologia, a educação não será apenas sobre ser preparado para este ou aquele trabalho, mas nos permitirá aperfeiçoar a performance do estudante, ao focar particularmente em seus pontos de melhoria, adaptando o tempo gasto com estudo às suas necessidades e capacidade".
Onlearning: Como a educação disruptiva reinventa a aprendizagem, está à venda nas versões em português e inglês na Amazon.
Educação que cabe no bolso
Com o uso das tecnologias exponenciais a favor da educação, ao personalizar o ensino é possível também diminuir os custos do provedor do conhecimento, democratizando, assim, o acesso.
A possibilidade de estudar em um smartphone - que, no Brasil, existem mais aparelhos do que o número total da população -, também contribui na diminuição dos custos, levando o conteúdo o mais longe possível com acesso à internet.
A metodologia Onlearning, criada por Securato, é a base por trás da criação do LIT, a plataforma digital de educação executiva da Saint Paul Escola de Negócios. Você pode experimentar essa nova forma de estudar por 7 dias grátis, clicando no botão abaixo.