Você está pensando em ocupar um cargo mais alto e com papel estratégico? Saiba que o MBA pode ser o caminho mais seguro para chegar até lá. Isso porque o mercado valoriza os profissionais que possuem uma maior especialização.

 

E se sua função é de gerente financeiro, preste atenção: a remuneração pode se diferenciar muito daqueles que não possuem um MBA. 

 

Ficou interessado? Neste artigo vamos mostrar a transformação que ele pode contribuir para sua carreira. Boa leitura!

 

Importância do MBA para o gerente financeiro

 

Nos dias atuais, já não dá mais para enxergar as empresas como empreendimentos locais. Tudo está globalizado: dos negócios a comunicação. A economia perdeu fronteiras e aquilo que pode não ter tanta importância para nós pode ser considerada fundamental em outra parte do planeta. Na questão dos profissionais ocorre o mesmo. 

 

Quando a gente fala de qualificação, além de a pessoa ter conhecimento profundo dos negócios correlacionados em que atua, é necessário que ela também tenha uma educação continuada.

Professor Mestre da Saint Paul Escola de Negócios e consultor empresarial, Roberto Monastersky comenta que fazer um MBA é questão de sobrevivência para aqueles profissionais que desejam ocupar uma posição competitiva: “Para quem está pensando em níveis gerenciais ele é mais que necessário”, reforça.

 

Segundo consultores, profissionais da área financeira como gerentes, controllers, analistas de tesouraria e analistas contábeis-fiscais estão em alta no mercado. A procura por pessoas qualificadas para ocuparem funções estratégicas é constante, mesmo em períodos de crise financeira.

 

Diferença de salário do gerente financeiro com MBA é considerável

 

A diferença do salário de gerente financeiro para quem tem MBA é um bom indicativo

para investir num curso. Isso porque o mercado pode vir a pagar de 20% a 30% a mais em relação ao profissional que não tem MBA. 

 

No caso da pessoa ocupar um cargo de coordenador, por exemplo, o estudo pode elevar até 36% mais o salário do colaborador. Em grandes empresas, o ganho pode ir dos R$ 10 mil até atingir cerca de R$ 70 mil, no caso de CFOs.

 

Sem dúvida as perspectivas de aumento do salário para gerente financeiro são muito tentadoras, mas aqui temos que fazer um alerta importante. É fundamental escolher bem o curso que se vai fazer e onde. Isso porque o nome da instituição é levado muito a sério pelos recrutadores.

 

“A necessidade de um MBA numa instituição qualificada, sintonizada com uma realidade globalizada é fundamental. Os cursos de MBA se proliferaram no mercado de trabalho nos últimos anos, então é importante que o aluno procure as escolas que são diferenciadas nesse sentido”, avalia Monastersky.

 

As empresas enxergam com olhos bastante ativos não só o currículo do aluno com experiências anteriores ou atuais, como também quais competências desenvolveu e que cursos, a ponto de solicitarem as notas do candidato.

 

O que se tem observado também são as habilidades comportamentais. Entre elas estão:

  • Capacidade de se comunicar adequadamente;
  • Possuir estratégia e conhecimento de negociação;
  • Ter perfil resiliente;
  • Fácil adaptação às mudanças.

Essas teriam um peso adicional na hora da contratação ou promoção.

 

Qual o melhor momento para fazer um MBA?

 

Especialistas não recomendam emendar a graduação com o MBA. A idade mais indicada para dedicar-se a ele vai dos 28 anos aos 40 anos. 

 

Isso porque o recém-formado geralmente não tem repertório, ou vivência profissional, para aproveitar todas as informações que são repassadas em um MBA.

 

Possibilidades de crescimento

 

As possibilidades de crescimento para o gerente financeiro que tem um MBA são bastante positivas, se comparado com quem não tem tal formação. Ao investir em uma especialização em finanças, a formação vai te dar conhecimento para atuar como gestor financeiro em empresas de qualquer porte.

 

Outra possibilidade ainda é prestar consultoria financeira e de investimentos a pessoas físicas e jurídicas.

 

Além disso, um fator bastante importante de um MBA é o networking. Uma vez que o os alunos já são profissionais da área, a troca de conhecimento com outras pessoas pode ampliar as alternativas de emprego. Mas os ganhos não param por aí.

 

Visão estratégica, currículo sólido e diversificado e a atualização profissional são outras qualidades estratégicas que o MBA pode trazer para sua carreira. Desta maneira, fica muito mais fácil competir em uma vaga com quem não tem essas qualificações.

 

Saber mais sobre o salário dos gerentes financeiros que possuem MBA e as perspectivas para a função foi útil para você? Nosso blog tem muitos outros assuntos sobre gestão e liderança. Confira!

 

Roberto Monastersky
Professor Acadêmico

Posts Relacionados

Baixe o ebook agora!
New Call-to-action
New Call-to-action
New Call-to-action
New Call-to-action
New Call-to-action
Baixe nosso infográfio: Design Thinking

Posts populares