Até pouco tempo era difícil encontrar um gerente financeiro que fosse graduado em Finanças, afinal a graduação específica nessa área é relativamente nova no mercado. O mais comum é que os profissionais mais experientes ou com mais tempo de mercado tenham formação em Administração, Economia, Contabilidade e até Engenharia, o que pode ter gerado problemas no início de suas carreiras e a necessidade de se especializar.
Isso porque o assunto finanças empresariais é tratado apenas como uma matéria nestes cursos e não teve o aprofundamento técnico e específico necessário para o desempenho pleno da função.
Se esse é o seu caso não precisa se preocupar. Uma alternativa para aprimorar os conhecimentos e disputar um cargo de gestor de finanças é especializar-se na área.
Para isso você vai precisar se aprofundar em tópicos relevantes de Finanças como:
Outros pontos mais avançados e que também podem fazer parte da rotina de um gerente financeiro são valuation (avaliação de empresas), finanças internacionais e derivativos. Estes são conhecimentos fundamentais para quem deseja gerir com eficiência o departamento financeiro de grandes organizações.
A evolução da carreira de um profissional de finanças deve ser algo planejado. Para dar o passo certo e alcançar um lugar de destaque no mercado de trabalho é preciso ter em mente que a visão estratégica da empresa e do seu papel no todo é um importante diferencial.
Para se preparar para ocupar um cargo de liderança na área financeira você deve se estruturar de acordo com três pilares:
Invista no seu crescimento profissional e busque uma escola especializada em Finanças para prepará-lo no novo desafio.