Você decidiu que chegou aquele momento ideal da sua carreira para investir no tão desejado MBA em Mercado Financeiro e Crédito.

 

Com a crescente competitividade no meio corporativo, enxerga como uma grande oportunidade para aumentar o seu conhecimento, ganhar bagagem acadêmica, fazer networking e trocar experiências com outros profissionais do mercado.

O reforço na qualificação, inclusive, tem o potencial de ampliar o seu poder de negociação para alçar voos maiores, chegando a cargos de gestão.

 

No entanto, surgem dúvidas sobre o perfil do curso a escolher: teórico ou prático? Quais as vantagens e desvantagens de optar por um viés ou outro? É possível encontrar um curso que una esses dois conhecimentos?

 

São questões importantes e para as quais a Saint Paul pode dar a sua contribuição, com os anos de experiência que tem no mercado. Confira.

 

Importância da teoria e prática em um MBA de Mercado Financeiro e Crédito

 

Obviamente, a prática é fundamental para a vida profissional, mas traz um custo alto porque as pessoas trabalham com um modelo de tentativa e erro, o que tende a custar caro no final do dia.

Por outro lado, só a teoria, sem a prática, é a divagação de algo que a gente não sabe se funciona. Ou seja, ela precisa ser aplicada.

Logo, você pode perceber que os dois ambientes separados não são interessantes. Um é muito custoso, e o outro pode não dar em nada. É preciso que se trabalhe essa união.

 

Existe uma frase muito marcante e expressiva do Kurt Lewin, psicólogo alemão-americano e reconhecido como um dos pioneiros da psicologia social moderna: “Não tem nada mais prático do que uma boa teoria”.

 

Com essa definição, Lewin encontrou um ponto de equilíbrio e é justamente isso que um MBA de Mercado Financeiro e Crédito precisa apresentar aos seus alunos.

 

Se você der ênfase exagerada à prática, começa a ter resultados cada vez menos preparados porque, necessariamente, não será o melhor dentro do que poderia vir a ter dentro do seu ecossistema.

 

Ao contar com a teoria, cria-se uma nova atmosfera ao dispor de técnicas para fazer uso e aplicação, potencializando ainda mais os conhecimentos práticos. Todos os trabalhos em execução precisam analisar esses dois elementos, criando uma combinação que vai resultar em um profissional mais preparado.

 

O diferencial da Saint Paul

 

O MBA de Mercado Financeiro e Crédito precisa trazer isso para a realidade. A Saint Paul, como uma escola de negócios, tem esses dois campos como basilares e os introduz em cada disciplina do curso.

 

Com a teoria, o aluno tem acesso aos conceitos teóricos, que permite a ele o conhecimento sobre determinadas técnicas e suas variações. Além disso, sabe como pode aplicá-las dentro de cada disciplina. Esse aprendizado também poderá utilizado no plano estruturado estratégico, que é o nosso TCC, concebido como um trabalho prático-teórico.

 

Os alunos, normalmente, esperam muita prática, e nós sabemos que é um engano. É um equívoco pensar no MBA apenas sob essa perspectiva porque temos ciência de que essa experiência nunca será igual ao que vivem diariamente nos seus respectivos ambientes de trabalho.

 

A teoria, no entanto, leva a ele conhecimentos importantes para o desenvolvimento da sua atuação, agrega em inovação e conteúdo, transformando-o em um profissional muito mais capacitado, rico e instrumentalizado para realizar as atividades.

 

No final do dia, queremos que os nossos alunos entendam a teoria e consigam perceber como isso pode ser positivo ao mercado de negócios quando conectado com a experiência prática. Essa é uma associação positiva.

 

O aluno que busca só prática não conseguirá ter bons resultados; e o que acha que, por ser um mestre ou doutor, se transformou em especialista também não compreendeu que só essa teoria não será capaz de torná-lo um profissional atualizado e com capacidade prática.

 

O interessante aqui é notar que, se correr apenas para um lado ou para o outro, o aluno não será o profissional completo que deseja ser. Quem está no mundo dos negócios, almejando cargos de gestão, precisa de uma base teórica profunda com grande atividade prática associada àquilo que faz todos os dias.
---
Gostou de conhecer um pouco mais sobre MBA de Mercado Financeiro e o modelo da Saint Paul? Acompanhe o nosso conteúdo no blog!

New Call-to-action

Renan Riedel
Coordenador Acadêmico da Saint Paul

Posts Relacionados

New Call-to-action
New Call-to-action
New Call-to-action
New Call-to-action
New Call-to-action
Baixe nosso infográfio: Design Thinking

Posts populares