Trabalhar de casa pode parecer algo simples à primeira vista. Afinal, é só ligar o computador e fazer exatamente o que você faria se estivesse no escritório, certo?
Não é bem assim. O famoso “home office” nem sempre é fácil, principalmente porque, na maior parte dos casos, temos grande dificuldade em separar nossas vidas pessoal e profissional quando estamos trabalhando de casa.
É claro que para algumas pessoas essa situação será mais fácil do que para outras. O normal - e esperado - é que cada um desenvolva o seu próprio jeito de trabalhar remotamente, reconhecendo as atitudes que melhor se encaixam no seu perfil. Para te ajudar nesse processo, decidimos trazer aqui algumas dicas que vão fazer do seu home office um ambiente mais produtivo e prazeroso:
Os avanços tecnológicos são os principais motivos pelos quais podemos exercer o nosso trabalho de forma remota. É por isso que o primeiro passo é garantir que você tenha acesso a todos os equipamentos e materiais necessários para desempenhar a sua função assim como se estivesse no escritório. E lembre-se que caso você tenha alguma restrição ou problema ligado à tecnologia, fale com o seu gestor para discutir a melhor maneira de prosseguir.
Nos dias de hoje existem diversas maneiras de se manter conectado com o seu gestor e equipe. É possível contar com chamadas de vídeos, aplicativos de gerenciamento de projetos e chats. Por não estar perto dos seus colegas, pode ser difícil saber de tudo o que está acontecendo e se todos estão na mesma página. Por isso, abuse das ferramentas de comunicação para realizar desde as reuniões mais importantes até as conversas de dia-a-dia que, muitas vezes, são essenciais para manter todos engajados.
É muito importante que você tenha em mente os horários em que vai se dedicar ao seu trabalho. Isso é essencial para que você consiga estabelecer um limite entre suas vidas profissional e pessoal, já que ambas acontecem no mesmo espaço. Decida esses horários com o seu gestor, alinhando ambas as expectativas e necessidades. Além disso, é importante que ele e a equipe saibam os momentos em que você estará disponível.
Ter uma rotina para trabalhar em casa é muito importante para criar o mindset de que há um momento para trabalhar e outro para descansar ou se dedicar às tarefas domésticas. Para fazer isso, há algumas dicas: se arrume como se estivesse indo para o escritório, estabeleça pausa para o almoço ou intervalo e escolha um espaço na sua casa onde irá trabalhar todos os dias.
Uma das melhores vantagens de se trabalhar em casa é ter mais tempo para se dedicar à família. Porém, é necessário tomar cuidado para não deixar que isto atrapalhe a sua vida profissional. É necessário que todos entendam que não é porque você está em casa que está disponível. Por isso, garanta que as crianças, caso estas não frequentem a escola ou creche, tenham algum tipo de atividade durante o seu horário de trabalho.
Não se esqueça que não é porque você trabalha de casa que precisa abrir mão de continuar crescendo profissionalmente. Aqui no LIT acreditamos que você pode aprender quando e onde quiser, e com o uso da Inteligência Artificial para descobrir o que realmente você precisa aprender!
Em busca de cursos que podem te ajudar a organizar melhor seus projetos, equipes e o dia a dia com seus gestores? Confira algumas das nossas sugestões:
Gestão de Projetos
Trilha de Gestão de Projetos e Processos
Método Ágil - Scrum, Kanban, Outras metodologias e ToolKit
Liderança Estratégica
Planejamento Estratégico