Se em 2019 algumas ações de negócios eram impensáveis, 2020 nos mostrou que, na verdade, tudo depende do contexto. Com a pandemia de COVID-19, vimos as empresas migrando para o home office, reuniões em vídeo conferências, um interesse maior por treinamentos online... Ou seja, para quem ainda estava ignorando, a Transformação Digital chegou de forma imediata.
As mudanças repentinas trazidas pela crise atual já estão mudando o mercado - e podem ser consideradas tendências para os próximos anos. A consultoria global Mckinsey & Co. fez uma lista com opiniões de seis executivos, na intenção de listar o que já aconteceu e o que ainda está por vir.
Rodney Zemmel, senior partner e global co-leader da McKinsey Digital, lembra que, antes da pandemia, acreditava-se em muitos setores que as vendas B2B não geraram bons resultados online, já que o formato exigiria um relacionamento mais próximo entre os contatos. Porém, Zemmel explica que essa crença caiu por terra nos últimos meses já que as vídeo conferências e outras plataformas de comunicação preenchem muito bem essa necessidade de interação.
"Nós percebemos que clientes B2B ficam felizes em receber informação de forma virtual - especialmente quando a informação está apoiada em dados analíticos avançados, que geram ainda mais insights", diz.
Jan Shelly Brown, associate partner, destaca o uso de ferramentas digitais para administrar riscos e compliance, especialmente em áreas como seguros e bancos. Ela explica que, se você precisa, por exemplo, atualizar os dados pessoais dos usuários de um aplicativo bancário, é possível usar ferramentas para administrar os riscos em potencial e pensar em formas de diminuí-los.
Anand Swaminathan, senior partner e leader da McKinsey Digital Asia, acredita que o crescimento do e-commerce durante a pandemia já está causando um grande impacto no mercado e deve ser uma tendência que permanecerá para os próximos anos.
"São grandes as mudanças sob a maneira como pesquisamos por produtos, na quantidade diferentes de e-commerce que usamos e em como mudamos nossa lealdade para quem apresentar melhores seleções, preços, busca e experiência de pagamento", diz.
Jessica Lamb, partner, fala especificamente sobre a área da saúde, obviamente a mais impactada pela pandemia. Ela explica que a tecnologia aumentou substancialmente a capacidade e velocidade para lidar com dados quando o assunto é identificar cenários para doenças. Isso porque informações do mundo inteiro são compartilhadas simultaneamente e enviadas para os stakeholders certos.
A expert associate partner, Gabriela Platinetty, acredita que uma das ações que devem permanecer após a pandemia é a comunicação entre a empresa e seus clientes através de plataformas digitais. Essa é uma oportunidade de ter um relacionamento mais próximo com cada cliente através de apenas algumas mensagens. "Acho que nós vamos ver cada vez mais experiências online que podem ajudar a acessar mais pessoas e mais rápido", conta.
Para Chris Anagnostopoulos, senior principal scientist, com o aumento do uso da IA para a tomada de decisões, uma das tendências será o investimento para garantir que as tecnologias sejam cada vez mais responsáveis com a privacidade de seus usuários. "Essa é a hora de desenvolver tecnologia, boas práticas e a cultura certa para assegurar que os sistemas de IA do amanhã vão catalizar as transformações sociais que estão fortemente alinhadas com os valores humanos", diz.
A principal forma de estar antenado às novas tendências é estar em constante estado de aprendizagem. Por isso, separamos alguns cursos do LIT que podem te ajudar:
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