Qual a melhor metodologia de gestão para tornar sua empresa mais eficiente e entregar o melhor resultado possível? É claro que a resposta depende de inúmeros fatores, mas modelos como o Lean e o Ágil provavelmente entrarão na pauta, visto a relevância dessa aplicação em um contexto corporativo mais digital e complexo.
De acordo com artigo da Consultoria Mckinsey, é comum pensar que é necessário optar pelo Lean ou pelo Agile quando, na verdade, é possível unir as forças desses dois métodos, tornando-os complementares e aproveitando o melhor de cada um.
Em linhas gerais, a metodologia Lean surge para repensar processos, evitando ao máximo desperdícios de tempo e recursos com atividades que não geram valor e criando um sistema de resolução de problemas eficiente. Isso implica em mudanças estruturais na empresa que levam à uma mudança de mindset, já que, para a melhora constante dos processos, é primordial o engajamento dos colaboradores.
Já o Ágil é um conjunto de metodologias que visam o gerenciamento de um projeto de maneira organizada, colaborativa e em constante adaptação. Ter um mindset Ágil significa solucionar problemas de forma mais rápida, colocando hipóteses em prática e criando um ciclo de feedbacks e ajustes para melhorias.
Apesar das diferentes abordagens, ambos os métodos possuem objetivos similares, como entregar valor para o cliente de forma eficiente, estar em constante aprendizado e melhora, conectar as estratégias com as metas de forma transparente para dar propósito para as equipes e permitir que as pessoas contribuam e atinjam o seu próprio potencial.
Portanto, por que não utilizar os dois métodos de forma complementar? É possível saber reconhecer quando e onde cada metodologia pode ajudar mais na resolução de um determinado problema.
O artigo dá o exemplo de uma empresa financeira que sofria com um atendimento ao cliente burocrático e lento, que gerava insatisfação. Nele, os pedidos passavam por diferentes áreas da organização que funcionavam de maneira independente, sem levar em consideração a experiência completa do consumidor. Para resolver o problema, foi usada uma combinação dos métodos Lean e Ágil.
De um lado, o Lean trouxe as técnicas de Mapeamento do Fluxo de Valor e Design Thinking para remodelar todo o processo, tendo como foco a perspectiva do cliente e o que gera valor para o mesmo. Já do lado do Ágil, a empresa criou equipes que englobassem diferentes áreas e que pudessem lidar com todos os tipos de pedidos, olhando para todo o curso da solicitação.
Essas ações diminuíram em 90% o tempo médio de espera de um cliente para ter seu problema resolvido e aumentou a satisfação do consumidor em 30%. Além disso, também melhorou o engajamento dos próprios colaboradores que, sem a burocracia com a qual lidavam antes, passaram a sentir que suas ações realmente faziam a diferença.
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