Com uma avaliação de mercado de R$ 180 milhões em 2015 que saltou para atuais R$ 70 bilhões, a Magazine Luiza é um caso confirmado de sucesso. Referência em empresa movida à tecnologias exponenciais a partir de uma trajetória nada convencional (comparada a outros gigantes do varejo brasileiro), é possível identificar alguns pontos que deixam a estratégia da Magalu mais clara e que podem servir de inspiração para qualquer empreendedor.
No curso rápido Magalu: A estratégia por trás do fenômeno, o professor Adriano Mussa, PhD, explica algumas das ações que a tornaram o fenômeno que é hoje.
O primeiro passo para entender o case Magalu é compreender a visão ponto, linha e plano. Divergindo da ideia de Porter sobre as forças atuantes, essa visão enxerga todas as empresas e marcas como um de três tipos de negócio. Entenda-os de forma resumida:
Com esses conceitos estabelecidos, é necessário saber que a Magalu está deixando de ser uma empresa linha para atuar como plano - e é essa visão de mercado que a permitiu tomar ações estratégicas que a transformaram no player que é hoje.
A mudança de estratégia fez com que novas metas e objetivos fossem traçados. Como resultado, os executivos da Magalu tinham novos drivers para seguir. Entender esses drivers é essencial para compreender porque a trajetória foi tomada - e também nos permite pontuar as diferenças para outras empresas. Esses drivers são:
O verdadeiro diferencial do Magalu foi fazer as melhores aquisições de negócios, a partir de seus novos drivers, de forma a agregar e expandir seus serviços e produtos oferecidos. Para exemplificar a forma como ela aborda isso, veja algumas das aquisições e fusões do ano de 2019:
Além disso, são constantes as ações para expandir o alcance e qualidade das entregas. No mesmo ano mencionado, mais de 100 cidades foram cobertas pela Logbee (empresa de logística e entregas adquirida anteriormente pelo Magalu), foi atingida a marca de 1000 lojas físicas da empresa e houve a entrada nos estados do Mato Grosso e Pará.
A análise completa do caso Magalu está disponível no LIT, plataforma digital de cursos da Saint Paul Escola de Negócios. Você pode experimentar essa nova forma de aprender com 7 dias grátis, clicando no botão abaixo: