Seja você um profissional de finanças em começo de carreira ou já experiente dentro do setor que escolheu se especializar, manter-se à frente e atualizado pode ser um desafio. Desafio esse altamente necessário. Afinal, com as mudanças esperadas para o futuro do trabalho, o reskilling passa a ser imperativo independente da sua idade ou cargo.
Em um webinar recente exclusivo aos alunos do LIT, o Prof. Dr. Adriano Mussa, nosso Diretor Acadêmico e de Inteligência Artificial, relembrou aos profissionais de finanças que, para eles, o impacto da automatização das funções também deve acontecer.
Futuro do trabalho nas finanças
Mussa, que no LIT também ministra cinco cursos de finanças (Análise de Demonstrativos Financeiros, Planejamento e Orçamento, Contabilidade Fundamental, Finanças Corporativas I - Custo de Capital e Finanças Corporativas - Capital de Giro), lembrou dados de instituições como a Mckinsey & Company e a PwC, que indicam que, se o seu cargo pode ter 70% ou mais das atividades automatizadas pela Inteligência Artificial, ele se encontra em risco.
Posições que exigem um pensamento mais criativo e interatividade social, como o Investment Banker, por exemplo, estão dentro da considerada zona segura. Já áreas com atividades repetitivas e pouca interatividade, como Contas a Pagar e Receber, podem ser catalogadas dentro da zona de risco.
Competências necessárias para se manter atual
“É impossível escapar de entender e enxergar o mundo de maneira digital. O profissional de finanças não precisa ser um programador, mas necessita, sim, de conhecimentos em Inteligência Artificial, Metodologias Ágeis e Blockchain”, indica Mussa, reforçando que, no LIT, os conteúdos produzidos em parceria com a IBM são uma boa forma de começar a se familiarizar com esses termos.
O perfil do profissional de finanças e como começar a estudar
O professor explica que as carreiras de finanças começam em sua maioria com funções técnicas, como as de um Analista Financeiro, por exemplo. Após um tempo de carreira, é possível seguir para se tornar um especialista - em áreas como Análise de Crédito e Valuation, por exemplo - ou se tornar um líder de área.
Sendo assim, o profissional poderia pensar em seus esforços de reskilling considerando seu espaço atual ou o que almeja ser. Outra forma interessante de dividirmos o profissional de finanças é entre quem opta pelas Finanças Corporativas (empresas) ou pelo Mercado Financeiro (instituições financeiras).
As trilhas de aprendizagem do LIT são uma excelente forma de se organizar de acordo com o objetivo de cada profissional. Cada uma delas possui uma combinação de cursos com as competências necessárias para se manter atual e relevante no mercado. Confira algumas delas: