Comandar uma equipe no mundo de hoje não é uma tarefa nada simples. Isso porque todas as concepções que temos do que um líder precisa ter para conquistar bons resultados simplesmente caíram por água abaixo quando consideramos o contexto VUCA (Vulnerável, Incerto, Complexo e Ambíguo) em que vivemos.
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Esse cenário traz novos desafios e também inseguranças e incertezas para os colaboradores - e é papel da liderança entender os novos tempos para manter a equipe produtiva e confortável com as mudanças.
Pensando assim, logo surge a pergunta: quais são as competências que o líder 4.0 precisa ter? Confira os insights do professor Bruno Andrade, professor da Saint Paul Escola de Negócios.
Uma característica importante da Liderança 4.0 é a capacidade de se conhecer, sabendo quais são seus pontos fortes e fracos.
O professor explica que a forma como reagimos a determinadas situações está, muitas vezes, mais ligada às emoções que vivemos no momento do que propriamente pela circunstância apresentada.
Isso é importante porque é o autoconhecimento que dá ao líder do futuro a capacidade de tomar melhores decisões.
“Não é que você vai estar blindado, que não vá passar por alguma situação que te faça perder o controle. Mas quanto mais você se apropria de si e das suas emoções, mais equilibrado você fica para tomar decisões difíceis", acrescentou o professor.
Andrade explica que a resiliência é a capacidade de “se levantar após um tombo e seguir em frente”. O líder em um contexto complexo sabe que tudo pode mudar, dar errado ou não sair como o esperado. Mas ele ou ela tem capacidade emocional para lidar rapidamente com todas as frustrações e angústias trazidas por uma situação difícil e continuar a sua caminhada.
A adaptabilidade está muito ligada à Gestão de Mudança e à capacidade de enxergar um cenário novo, absorvê-lo e agir de acordo com ele.
O professor ressalta que esta não é tarefa fácil: "A mudança normalmente requer um esforço maior porque nosso cérebro a processa de forma ameaçadora". O líder 4.0 deve ser o porta-voz da mudança, estimulando e apoiando sua equipe neste momento.
A comunicação é fundamental para estimular a adaptabilidade na equipe. Um abismo entre o líder e seus colaboradores não ajuda ninguém.
A habilidade de se expressar bem com as pessoas fará com que elas compreendam as razões pelas quais as mudanças estão ocorrendo e como serão os próximos passos e, dessa forma, se sintam motivadas.
Como tudo está sempre mudando, o Líder 4.0 sabe que está em constante aprendizagem para aplicar seus conhecimentos. Hoje também é muito comum ver a lógica de aprender fazendo, lembra o professor.
“Quando eu estou inovando, preciso rapidamente aplicar o que estou construindo para ajustar no meio do caminho. Isso está muito ligado à inovação”, ressaltou ele.
Se colocar no lugar do outro é uma das competências mais citadas atualmente em diversos contextos. E não é à toa. Em uma equipe há uma diversidade de perfis, expectativas, backgrounds etc. O líder deve saber se conectar com todas elas para fazê-las crescer e gerar resultados.
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O professor ainda deixa claro: "A empatia não é fazer com o outro o que a gente gostaria que fizessem conosco. A empatia é a gente fazer com o outro o que o outro gostaria que fizessem com ele. As pessoas não funcionam igual. É necessário olhar sob a ótica daquela pessoa para tomar decisões que a ajudem.”
Como vimos, para se tornar um líder 4.0, é essencial investir em educação continuada e desenvolvimento de habilidades relevantes para o mundo digital e globalizado em que vivemos. O MBA Executivo em Liderança e Gestão da Saint Paul é uma excelente escolha para quem busca se destacar nesse cenário.
Com uma abordagem prática e atualizada, o programa prepara os líderes para os desafios da era digital, abordando temas como cenário macroeconômico, mercado financeiro, marketing digital, inovação, método ágil, entre outros.
Além disso, o curso oferece workshops, palestras e projetos aplicados que permitem aos participantes desenvolverem suas habilidades de liderança e gestão na prática.
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