Comandar uma equipe no mundo de hoje não é uma tarefa nada simples. Isso porque todas as concepções que temos do que um líder precisa ter para conquistar bons resultados simplesmente caíram por água abaixo quando consideramos o contexto VUCA (Vulnerável, Incerto, Complexo e Ambíguo) em que vivemos.
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Esse cenário traz novos desafios e também inseguranças e incertezas para os colaboradores - e é papel da liderança entender os novos tempos para manter a equipe produtiva e confortável com as mudanças.
Pensando assim, logo surge a pergunta: quais são as competências que o líder 4.0 precisa ter? Confira os insights do professor Bruno Andrade, professor da Saint Paul Escola de Negócios.
Como ser um Líder 4.0
1. Inteligência Emocional
Uma característica importante da Liderança 4.0 é a capacidade de se conhecer, sabendo quais são seus pontos fortes e fracos.
O professor explica que a forma como reagimos a determinadas situações está, muitas vezes, mais ligada às emoções que vivemos no momento do que propriamente pela circunstância apresentada.
Isso é importante porque é o autoconhecimento que dá ao líder do futuro a capacidade de tomar melhores decisões.
“Não é que você vai estar blindado, que não vá passar por alguma situação que te faça perder o controle. Mas quanto mais você se apropria de si e das suas emoções, mais equilibrado você fica para tomar decisões difíceis", acrescentou o professor.
2. Resiliência
Andrade explica que a resiliência é a capacidade de “se levantar após um tombo e seguir em frente”. O líder em um contexto complexo sabe que tudo pode mudar, dar errado ou não sair como o esperado. Mas ele ou ela tem capacidade emocional para lidar rapidamente com todas as frustrações e angústias trazidas por uma situação difícil e continuar a sua caminhada.
3. Adaptabilidade
A adaptabilidade está muito ligada à Gestão de Mudança e à capacidade de enxergar um cenário novo, absorvê-lo e agir de acordo com ele.
O professor ressalta que esta não é tarefa fácil: "A mudança normalmente requer um esforço maior porque nosso cérebro a processa de forma ameaçadora". O líder 4.0 deve ser o porta-voz da mudança, estimulando e apoiando sua equipe neste momento.
4. Comunicação
A comunicação é fundamental para estimular a adaptabilidade na equipe. Um abismo entre o líder e seus colaboradores não ajuda ninguém.
A habilidade de se expressar bem com as pessoas fará com que elas compreendam as razões pelas quais as mudanças estão ocorrendo e como serão os próximos passos e, dessa forma, se sintam motivadas.
5. Agilidade de aprendizagem
Como tudo está sempre mudando, o Líder 4.0 sabe que está em constante aprendizagem para aplicar seus conhecimentos. Hoje também é muito comum ver a lógica de aprender fazendo, lembra o professor.
“Quando eu estou inovando, preciso rapidamente aplicar o que estou construindo para ajustar no meio do caminho. Isso está muito ligado à inovação”, ressaltou ele.
6. Empatia
Se colocar no lugar do outro é uma das competências mais citadas atualmente em diversos contextos. E não é à toa. Em uma equipe há uma diversidade de perfis, expectativas, backgrounds etc. O líder deve saber se conectar com todas elas para fazê-las crescer e gerar resultados.
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O professor ainda deixa claro: "A empatia não é fazer com o outro o que a gente gostaria que fizessem conosco. A empatia é a gente fazer com o outro o que o outro gostaria que fizessem com ele. As pessoas não funcionam igual. É necessário olhar sob a ótica daquela pessoa para tomar decisões que a ajudem.”
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