Depois que você monta um negócio próprio ou mesmo se torna responsável pela gestão estratégica de empresas chega um determinado momento da carreira que surge a necessidade de renovar o conhecimento e buscar novos insights no mercado.
Isso acontece porque a gestão de uma empresa é considerada como o principal fator de sucesso do negócio e, por isso, é sempre preciso reajustar o modelo de gestão atual para corrigir eventuais falhas e incluir processos mais assertivos.
Ainda que muitos empreendedores tenham a confiança de que o seu produto ou tamanho de mercado sejam mais importantes, a verdade é que apenas esses dois pontos, isoladamente, não sustentam o negócio por muito tempo.
Uma gestão de qualidade reflete a maneira como o empreendedor conduz a empresa. Ela é fundamental para identificar erros e programar melhorias para tornar o negócio mais competitivo. Um produto bom sem uma boa gestão reduz significativamente sua chance de sucesso.
Uma boa alternativa para o empreendedor ou o profissional que quer aprimorar a gestão estratégica da empresa é buscar no mercado um bom curso de gestão de empresas.
Na Saint Paul, por exemplo, o curso de Empreendedorismo e Gestão foi desenvolvido com a proposta de capacitar profissionais, de forma precisa e definitiva, em temas fundamentais, relevantes e avançados de empreendedorismo, preparando-os para assumir posições estratégicas e de destaque em organizações, ou para ser um empreendedor de sucesso.
O curso propicia o debate de ideias e a troca de experiências e conhecimentos entre os participantes, de forma a construir redes de relacionamentos e condições para alavancagem de projetos profissionais, acadêmicos e pessoais.
Vale lembrar que o networking é um passo importante para se manter atualizado e ampliar a rede de contatos. E uma pós-graduação ou MBA é um excelente local para fazer isso.
Outro diferencial do curso da Saint Paul é que ele visa desenvolver o pensamento crítico e a capacidade analítica na tomada de decisões e resolução de problemas de gestão do dia a dia das organizações, por meio do desenvolvimento de competências essenciais à carreira como gestor ou empreendedor.
Ao buscar uma especialização ou MBA em busca de uma qualificação para empreender, é importante analisar primeiramente o seu perfil empreendedor e depois o segmento de mercado em que gostaria de atuar.
Essas análises darão uma base para estudar as matrizes curriculares dos cursos e identificar a sinergia entre as matérias ofertadas e seus planos futuros.
Se você tem a certeza de que fez a escolha certa está na hora de colocar em prática o aprendizado. A maioria dos alunos de pós-graduação ou MBA acabam não conseguindo aplicar o que aprendem em razão de suas rotinas de trabalho extenuantes e muito atribuladas.
O segredo, neste caso, é realmente usar a oportunidade do dia a dia para aplicar as ferramentas e conceitos aprendizados em sala de aula e, assim, buscar uma melhor gestão de sua rotina, do tempo e, em especial, sobre a gestão de pessoas.
Ao iniciar um MBA sobre Empreendedorismo ou Gestão, o aluno deve colocar o “chapéu” de empresário e começar a se comportar como tal. É de suma importância que ele trabalhe suas características comportamentais em prol de obter maior visão analítica e apurado senso de liderança ao trabalhar em equipe.
Os cursos de pós-graduação e MBA oferecem todas as possibilidades para que sejam trabalhados tais pontos. Basta o aluno fazer, logo no início uma autoanálise, identificar suas forças, fraquezas, ameaças e oportunidades e traçar um Plano de Ação para si mesmo junto ao programa escolhido.