Diante da transformação digital que vivemos, ainda mais acelerada após a pandemia de COVID-19, é necessário respirar fundo, independente da sua área de atuação, para analisar o currículo e considerar a aprendizagem de novas competências.
Isso porque, segundo o Fórum Econômico Mundial, algumas habilidades emergentes serão obrigatórias em um futuro próximo para se manter relevante no mercado de trabalho.
Quais profissões serão impactadas pela transformação digital?
Apesar da mudança ser transversal, alguns setores da economia e suas profissões serão mais impactados pela transformação digital e as tecnologias exponenciais na sociedade, evidenciando a necessidade do reskilling.
Atualmente, estima-se que 44% das competências requeridas no mercado de trabalho precisarão ser substituídas por novas habilidades até 2027.
O co-criador e Diretor Acadêmico e de Inteligência Artificial do LIT, professor Adriano Mussa, PhD, explica com o quadro abaixo como identificar seu setor de atuação (sendo mais ou menos criativo, mais ou menos social) e a zona de risco na qual ele se encontra:
Dessa forma, temos quatro áreas:
- Zona de risco: atividades muito repetitivas e com baixa interação social, funções que a máquina já incorpora com facilidade. Aqui podemos citar o telemarketing, por exemplo.
- Zona segura: trabalhos que a tecnologia ainda tem bastante dificuldade de executar, já que exigem criatividade e contato humano. É possível citar cargos como os de gestão, por exemplo, responsáveis por tomadas de decisões e negociações.
- Mudança lenta: funções que, por exigirem bastante da criatividade, ainda vão demorar para serem incorporadas pelas tecnologias. Um exemplo é a profissão de cientista, que apesar de pedir por originalidade, não requer muita interação social.
- Verniz humano: é aqui que se encaixam muitas das profissões que existem hoje - exigem muita repetição, mas também interação social. Como exemplo, podemos citar os professores, cujas atividades englobam desde ensinar até corrigir provas.
Conseguiu identificar sua profissão no quadro? Como dissemos anteriormente, as mudanças são transversais, logo, independente da sua zona de risco atual, é preciso encontrar tempo para desenvolver novos skills.
Como se preparar para as mudanças no mercado de trabalho
O LIT, EdTech da Saint Paul Escola de Negócios, ajuda a desenvolver competências exigidas em um mercado de trabalho em constante evolução, para que você possa aprimorar suas habilidades na área de atuação ou começar a investir no reskilling.
Com mais de 300 cursos abrangendo tópicos que vão desde habilidades técnicas em tecnologia e análise de dados até competências comportamentais, o LIT te mantém relevante em meio à transformação digital e te coloca à frente dos concorrentes.