Em um mundo onde a Transformação Digital é uma realidade, os profissionais do setor da educação também devem reflitam como tamanhas mudanças afetam a maneira de aprender e ensinar.
Pensando nisso, o Prof. Dr. José Cláudio Securato, referência em inovar na área da educação, escreveu em 2017 o livro Onlearning: Como a educação disruptiva reinventa a aprendizagem, trazendo conceitos inéditos e apresentando uma nova metodologia capaz de romper com o segmento de educação.
Após três anos da publicação da obra, com suas teorias já testadas e aprovadas por meio do LIT, e em um cenário de discussão global sobre o futuro da educação e o uso de novas tecnologias impulsionado pela crise da pandemia de COVID-19, a Saint Paul Editora lança a versão em inglês, e atualização da versão brasileira da obra, em seu site e na Amazon mundial.
Como parte da divulgação dessa nova fase do livro, Securato participará de uma série de lives 100% gratuitas, chamada de "Maratona Reinvenção da Aprendizagem", que acontece entre 12 e 18 de agosto. O objetivo é discorrer sobre os capítulos da obra, transformação digital e o futuro da educação, além dos pilares que fundamentam a metodologia Onlearning. Para participar, é preciso se inscrever previamente clicando aqui.
Uma metodologia livre para uso por educadores
Na obra, composta por três partes (aspectos históricos do setor, a disrupção na economia e modelos de negócio que envolvem a proposta de transformação da própria empresa de Securato, a Saint Paul Escola de Negócios), o autor apresenta como as ferramentas essenciais para outros setores da Nova Economia se reproduzem na educação, como o uso de tecnologias emergentes, a percepção do aluno no centro das estratégias e a importância UX e UI para melhorar a experiência do usuário, maximizando a aprendizagem.
Assim, ele apresenta de maneira open source (livre para uso), uma metodologia de ensino e modelo de negócio aplicáveis a todos os players do setor, independente do tamanho ou área de ensino.
Protagonistas da própria aprendizagem
Nessa nova cultura de aprendizado, o autor destaca, ainda, o protagonismo por meio do processo de heutagogia, onde cada um deve ser o gestor do seu próprio conhecimento. "Na era industrial era esperado que dissessem ao outro o que fazer, hoje desde cedo precisamos aprender a aprender. Como educadores, o nosso papel é trazer conceitos possíveis para a nova realidade e entregar uma experiência completa para o aluno. A digitalização do ensino já é uma realidade e não podemos esquecer da importância de acompanhar as tendências e adotar ferramentas que otimizem a forma de aprendizagem", comenta o empreendedor e professor, que foi pioneiro ao trazer os conceitos para a prática com o LIT, case global em inovação no setor que utiliza inteligência artificial para a personalização da educação, que pode ser adaptado a qualquer idade e fase de ensino, e promove a democratização do ensino de qualidade.
A aprendizagem ao longo da vida (lifelong learning) também é abordada no livro como uma das chaves para o ensino, mas de uma nova maneira, onde o aluno estará sempre conectado e desenvolvendo novas habilidades com maior frequência. Neste sentido, Securato defende o acesso à conteúdos por micromomentos, tornando o processo de aprendizagem e busca por conhecimento mais fluído e flexível no tempo e espaço de cada pessoa. "É fundamental colocar o aluno como centro do processo de aprendizagem, entendendo que cada pessoa é singular e apresentará diferentes formas de ter a melhor performance", finaliza.
Quanto à tecnologia, o autor discorre no livro técnicas como blockchain, realidade aumentada, computação cloud e big data como meios de disrupção. De acordo com ele, não é possível pensar em um futuro sem inteligência artificial, principalmente quando o assunto é educação. "O ensino blended ou híbrido é uma tendência que já vinha sendo firmada por meio do EAD. Só que agora podemos utilizar novas tecnologias para ampliar a experiência de aprendizagem, trabalhando com novos formatos para flexibilizar e aumentar o engajamento também em ambientes virtuais".
Aos olhos do autor, a inovação está ligada à curiosidade humana e um dos métodos para estimular uma inquietação e criar ações a respeito da educação do futuro é colaborar, um exercício diferente do que conhecemos por trabalhar em grupo. "Com inclusão de jogos, simulações e outras ferramentas, é possível obter uma criação coletiva, onde todos os jogadores devem interagir na tomada de decisões. O engajamento passa a ser voluntário", completa.
Onlearning é a metodologia que fundamenta a criação do LIT, a plataforma digital de educação executiva da Saint Paul Escola de Negócios. Você pode experimentar essa nova forma de aprender se inscrevendo com 7 dias grátis clicando no botão abaixo: