Você sabe quais as características de uma carreira como analista financeiro? Existe uma série de possibilidades diferentes para aqueles que trabalham com finanças e, apesar de cada uma delas ter as suas especificidades, há alguns atributos fundamentais para seguir a profissão, além de particularidades que a tornam única.
O Diretor Acadêmico e de Inteligência Artificial do LIT, Adriano Mussa, em aula online exclusiva para alunos LIT, falou sobre os possíveis caminhos dentro da área de finanças, as mudanças no mercado causadas pelo impacto das novas tecnologias e as características essenciais a todos esses profissionais, buscando ajudar aqueles que buscam trilhar esta carreira.
Quais as características de uma carreira em finanças e o que é preciso para segui-la
Qual o seu perfil?
Independentemente da sua trajetória, existem alguns traços de perfil que são comuns a todos aqueles que trabalham com finanças, de acordo com o Ministério do Trabalho Norte-Americano e o Fórum Econômico Mundial:
- Pensamento analítico e crítico;
- Raciocínio lógico e matemático;
- Atenção a detalhes;
- Resiliência e tolerância a stress;
- Foco, iniciativa e persistência;
- Integridade;
- Inovação.
Adriano dá ênfase principalmente à integridade já que esta é uma característica extremamente importante quando falamos de pessoas que lidam com altas quantias de dinheiro que não lhes pertencem. Além disso, ele reforça que também são necessárias competências do mundo moderno como trabalho em equipe e reskilling.
Como é a carreira?
Primeiramente, é necessário discriminar duas grandes áreas dentro das finanças: a corporativa e o mercado financeiro. A primeira possui maior foco na vida financeira de uma empresa enquanto a segunda está mais relacionada às instituições financeiras, lidando com a bolsa de valores e mercado de capitais. É importante diferenciá-las pois representam diferentes jornadas profissionais, mas vale ressaltar que existe uma forte relação entre estes setores.
O professor também adiciona que a carreira em finanças é como a letra "Y". Isso porque tem na base os conhecimentos técnicos primordiais necessários a todo analista financeiro. Porém, ao longo do tempo ocorre uma bifurcação: "Você pode seguir para o lado esquerdo e se tornar um profissional especialista cujas funções são ainda mais técnicas como Equity Research, Valuation e Análise de Crédito. A outra opção, da direita, é se tornar líder", diz ele.
Entenda o seu negócio!
Existe uma competência que, muitas vezes, nem os próprios profissionais da área se não dão conta de sua importância: o entendimento do negócio. Números e cálculos, por mais essenciais que sejam em qualquer empresa, não são nada se não forem interpretados no contexto da organização.
Parece algo básico, mas na verdade é muito complexo. Afinal, do que adianta fazer um valuation se você está se baseando no mercado errado? "Não tem a menor condição de fazer nada em finanças se você não entender sobre o negócio", destaca Mussa.
Impactos da Inteligência Artificial
Com todas as mudanças que vemos no mundo de hoje, a tendência vejamos cada vez mais uma simbiose entre o trabalho humano e o da máquina. Por isso, Mussa ressalta que, independentemente da profissão, será cada vez mais necessário que as pessoas tenham a capacidade básica de ler e lidar com dados. "É impossível escapar, pensando tanto em um futuro próximo quanto longínquo, a gente tem que entender o digital. Não precisamos ser todos codificadores, mas é preciso compreender minimamente o que é Inteligência Artificial e a Ciência de Dados", completa.
Comece a dar o próximo passo na sua carreira hoje mesmo sendo o protagonista da sua aprendizagem! Experimente o LIT com 7 dias grátis: