O que você faz diante de uma crise? É comum para o ser humano demorar para se acostumar com situações novas e ter dificuldade para lidar com mudanças. Mas é no momento em que temos a sensação de estar sem chão que as oportunidades são criadas.
E você pode estar pensando: é muito fácil falar, o difícil mesmo é conseguir ter um pensamento estrategista em um momento difícil.
É por isso que, em aula online exclusiva para alunos da plataforma de cursos online da Saint Paul Escola de Negócios, o Prof. Dr. Edson Barbero, que ministra o curso Monitoria de Concorrentes, apresentou algumas ideias que nos ajudam a entender como a estratégia cria oportunidades na crise, propondo algumas dicas para tirar todas as vantagens que um período incerto possui.
Apesar de no senso comum definirmos crise como instabilidade, é importante deixar explícitas as características fundamentais para entendermos o conceito.
Essa concepção refere-se a períodos em que há alterações súbitas nos alicerces da vida como a conhecemos, causando ansiedade e medo. Além disso, também ocorrem mudanças psíquicas, já que nosso cérebro procura agir de acordo com o que já conhece.
Leia também: Descubra se sua profissão está em risco com a transformação digital
Diante de uma crise, algumas tendências são comuns. A primeira delas é um estágio inicial de negação, no qual há dificuldade em aceitar que as coisas não são mais como antes. Outra atitude comum é conhecida como hiperfocal, ou seja, uma concentração exagerada no problema, que vira o principal foco das atenções.
Claro que esses comportamentos são compreensíveis. O professor explica que o primeiro passo para encontrar oportunidade na crise é conseguir ultrapassar essa fase: "Temos que superar com base no pensamento claro, respiração, raciocínio e conhecimento científico".
A base do pensamento estratégico é, principalmente, a construção de uma visão - o que realmente move as pessoas.
Também é preciso se preparar e não ter medo de colocar ideias na prática. "O que leva a gente a entender o mundo é nossa capacidade de refletir sobre ele após vivenciarmos nossas experiências. Não existe aprendizado sem tentar ou experimentar. A ação é tão importante quanto o pensamento reflexivo", lembra Barbero.
Leia também: Dicas para evitar a procrastinação
Além disso, é necessário entender que pensar de maneira estratégica e planejar não são sinônimos, apesar de ambos serem habilidades importantes:
É pensando de maneira estratégica que será possível criar oportunidades. O professor explica que esse movimento está diretamente atrelado a três atitudes:
Para que sua empresa possa enxergar oportunidades na crise, é fundamental contar com colaboradores de alta performance. A Saint Paul InCompany é o programa perfeito para preparar sua equipe para enxergar além dos desafios e encontrar novas possibilidades de crescimento, mesmo em cenários adversos.
Nossos cursos e trilhas de aprendizagem são desenvolvidos sob medida, estimulando a visão estratégica de negócios da sua equipe e preparando-os para sempre identificar as melhores oportunidades, além de tomar decisões assertivas e inovadoras.
Entre em contato conosco para conhecer a melhor solução para a sua organização e invista em um time preparado para enfrentar qualquer desafio!