Acontece na Saint Paul - Saint Paul

Prepare-se para o futuro do trabalho em 3 passos - Blog LIT

Escrito por Saint Paul | 30/06/2020 22:54:07

Olhando através da história, percebemos que, junto com grandes mudanças, também surgem novas habilidades que nos tornam capazes de viver os novos tempos. É inegável que o que tornava um trabalhador bom em sua profissão antes da Revolução Industrial certamente pouco significava depois dela.

Leia também: 11 exemplos de como a Transformação Digital vai avançar em 2024

Hoje vivemos algo parecido, porém de forma ainda mais intensa - já que as transformações acontecem de forma mais acelerada e o futuro do trabalho já começou. Desde habilidades interpessoais até tendências tecnológicas, manter-se atualizado é um pré-requisito para se destacar em um mercado em constante evolução.

Com isso em mente, o Fórum Econômico Mundial elaborou um relatório completo, que busca ajudar empresas e colaboradores a entenderem os novos contextos em que estão inseridos e, consequentemente, as habilidades necessárias para lidar com a era digital.

Competências para o futuro do trabalho

Behavioral Skills (ou Competências Comportamentais)

A transformação para uma sociedade cada vez mais digital muda também a forma como uma empresa se organiza. Ela se torna mais ágil, e cada dia mais remota, transparente e com menos hierarquia.

Nessa nova cultura organizacional, as behavioral skills, ou competências comportamentais, como flexibilidade, agilidade, adaptabilidade, colaboração e comunicação, serão mais valorizadas no futuro do trabalho.  

Reskilling: É hora de se reinventar!

Cinco anos ou menos é a média de vida útil que uma competência possui, e esse tempo médio está diminuindo cada dia mais. Ou seja, é preciso estar em constante aprendizagem para não ser deixado para trás. A grande habilidade para o futuro do trabalho será o reskilling: o aprender a aprender - e entender que esse movimento é para toda a vida.

Apesar disso, de acordo com o relatório, apenas 41% dos profissionais realizaram reskilling nos últimos dois anos, destacando a necessidade do aumento de investimentos em aprendizado contínuo por parte dos trabalhadores.

Interpretar os dados - e agir de acordo com eles

Vivemos a era dos dados, e quanto mais cedo você considerá-los como aliados, melhor. Se bem contextualizados e interpretados, eles serão a chave para que as empresas tomem decisões bem embasadas em relação a qualquer área da organização.

Dessa forma, uma das habilidades essenciais quando falamos sobre o futuro do trabalho é a capacidade de interpretar dados.

O futuro do trabalho é agora: faça parte!

Quer colocar esses passos em prática? No programa de Pós-Graduação em Inteligência de Mercado da Saint Paul, você se prepara para liderar a transformação digital nas organizações e se manter à frente da Nova Economia.

Com um currículo que inclui disciplinas como Cenário Macroeconômico, Liderança, Economia Circular e Fundamentos de Data Analytics para Tomada de Decisão, você aprende como aplicar esses conhecimentos em situações do mundo real.

Prepare-se para o futuro do trabalho e destaque-se em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e dinâmico com a Pós-Graduação da Saint Paul.