Os índices de turnover são um problema que tiram o sono de 10 entre 10 gestores de RH e que podem resultar em uma série de consequências para as empresas. E, infelizmente, a maior parte delas são bem negativas.
O turnover nas empresas é um indicador que a área de recursos humanos utiliza para identificar como está o fluxo de entrada e saída de funcionários. Ou seja, ele mostra como é o percentual de rotatividade daquela organização durante determinado período.
Leia também: Mudanças no mercado de trabalho: o que acontece com os empregos?
Para entender quais são as causas do turnover nas empresas e como resolver esse problema, confira as dicas que os especialistas da Saint Paul separaram para você!
Turnover nas empresas: tipo de segmento pode influenciar
O turnover varia de acordo com o segmento, podendo ser mais alto em um ramo do que em outro. Podemos citar como exemplo o mercado de varejo, que possui um dos índices mais altos. Enquanto a média nacional de movimento de mão de obra fica em 3,79, dentro deste comércio a escala chega a 6,17, segundo o Ministério do Trabalho.
E o que explica a alta rotatividade de colaboradores? Segundo Bruno Andrade, professor da Saint Paul, pode estar ligado ao modelo de negócio, em que os profissionais precisam trabalhar aos fins de semana, em longas escalas.
“Geralmente os funcionários trocam uma oportunidade por outra, mesmo que para ganhar a mesma coisa, só para não trabalhar aos finais de semana e feriados”, comentou.
Outro exemplo de alto turnover ocorre nas empresas de telemarketing:
“Lidar com o cliente exige um esforço emocional e cognitivo e, muitas vezes, as pessoas não conseguem fazer isso. Nem todo mundo tem o perfil de lidar com o público de uma forma tão equilibrada. Ainda soma-se a isso a remuneração baixa”, completou Vilela.
Um exemplo de área com baixo índice de turnover é a indústria farmacêutica, devido ao pacote de remuneração mais atrativo e ao bom ambiente de trabalho.
Leia também: Técnicas de negociação: como resolver conflitos na empresa?
O que causa o turnover?
As causas do turnover são variadas. Abaixo listamos as principais delas:
- Baixa performance: muitas vezes uma pessoa com baixa performance tem a tendência de ser mais desligada do que aquela com alta performance. Voltando ao exemplo do varejo, onde, os resultados definem se um funcionário permanece ou não na empresa.
- Perfil da liderança: muitos profissionais pedem para ser desligados porque não têm uma boa relação com seus gestores imediatos.
- Remuneração: um dos motivos para que as pessoas queiram sair de uma empresa é quando percebem que estão com salários mais baixos ou defasados do mercado.
- Qualidade do ambiente de trabalho: empresas que não dão liberdade para os funcionários serem eles mesmos podem perder muito profissionais. Ambiente hostil, sem muita colaboração e que não permitem a integração da vida profissional com a pessoal tendem a perder pessoas, principalmente as mais jovens.
Consequências negativas de um alto índice de turnover nas empresas
Os prejuízos para as empresas com um turnover alto vão muito além da perda de colaboradores. De acordo com o professor Villela, elas podem afetar até mesmo a qualidade dos negócios. Confira:
1. Gestão do conhecimento
Muitas pessoas, quando deixam uma empresa, levam consigo anos de conhecimento e experiência desenvolvidos ao longo do tempo.
E se a empresa não tiver alguém com esse conhecimento do funcionário que foi desligado, terá grandes problemas. Isso porque alguém vai ter que começar do zero e aprender técnicas que o antigo colaborador sabia fazer muito bem.
2. Relacionamentos
Alguns colaboradores detêm uma carteira de clientes importantes para o negócio, tornando-se referência para essas pessoas. Assim, ao sair, o colaborador pode levar esses clientes para a concorrência.
3. Treinamento e desenvolvimento de uma nova pessoa
A empresa vai ter que investir tempo e dinheiro para recrutar uma nova pessoa e investir em seu período de experiência. Esse tempo pode gerar perda de negócios e atraso de tarefas. Além disso, pode gerar descontentamento das equipes que ficaram.
O lado positivo do turnover nas empresas
Embora tenha muitos pontos negativos, o turnover nas empresas também tem seu lado positivo. Segundo o professor Bruno Villela, um índice saudável pode contribuir com a oxigenação do ambiente de trabalho.
“Uma nova pessoa chega para fazer as coisas de maneira diferente. Muitas vezes as empresas optam por fazer uma reestruturação, trazendo pessoas novas no mercado, muito mais para oxigenar seu estilo de trabalho e trazer novas competências para serem aplicadas na organização”, avalia.
Como encontrar o equilíbrio?
Sim, a boa notícia é que é possível encontrar equilíbrio na rotatividade de colaboradores. Mas a empresa precisa estar muito atenta a algumas situações: “Se a empresa cultiva um ambiente de trabalho, um clima colaborativo e saudável, consequentemente ela terá um turnover menor”, conclui.
Neste caso, o foco não é trabalhar no turnover, mas sim naquilo que pode oferecer aos colaboradores. Com a Saint Paul Incompany, você pode capacitar sua equipe para lidar com os desafios do mercado de trabalho e promover um ambiente mais saudável e produtivo.
Nossos programas são desenvolvidos para abordar as causas do turnover nas empresas, como falta de engajamento, insatisfação no trabalho e falta de oportunidades de desenvolvimento. Ao estimular a visão estratégica e as habilidades de liderança da sua equipe, você pode criar um ambiente de trabalho mais positivo e motivador.
Entre em contato conosco para conhecer a melhor solução para a sua organização e garanta que os índices de rotatividade de colaboradores serão sempre saudáveis.