Sobre a Saint Paul
Transformamos a vida das pessoas e a sociedade por meio do conhecimento, promovendo o melhor capital intelectual nas áreas de finanças, gestão e negócios. Neste Blog, apresentamos soluções para as principais dúvidas sobre desenvolvimento profissional, carreira e mercado, por meio de conteúdos exclusivos. Boa leitura!
saint paul 8 .jpg

Por mais contraditório que possa parecer, ainda existem departamentos de marketing e vendas que caminham separadamente dentro de uma mesma organização.


Na prática, o objetivo de ambos é o mesmo: vender mais. O marketing tem a finalidade de construir a imagem da marca e dos produtos por meio de estratégias de comunicação que suportam a equipe comercial. Já os vendedores são os responsáveis pelo relacionamento direto com o cliente para a concretização da venda.


A falta de sintonia entre ambas as áreas pode trazer uma série de prejuízos para a empresa, como por exemplo, permitir que se continue investindo na fabricação de um produto que não teve uma boa aceitação pelo mercado.  


Portanto, o alinhamento interno de marketing e vendas é essencial para melhorar a eficiência operacional da empresa e aumentar as vendas.

 

Trace objetivos comuns


Diante disso, é mais do que necessário que as duas áreas trabalhem em parceria e de forma complementas.


Por exemplo, a equipe de marketing precisa monitorar o desempenho da nova campanha publicitária para dar inputs para as equipes de venda, ou seja, de nada adianta uma campanha publicitária ganhar prêmios se isso não aumentar a reputação da marca e, em consequência, as vendas. A equipe de marketing pode mostrar, por meio de números, como cada campanha veiculada na TV, Rádio ou até em redes sociais ajuda a gerar leads e aumentar as vendas.

 

New Call-to-action

 

Assim como é necessário monitorar as ações dos concorrentes e as tendências de mercado para sugerir a correção de rotas na estratégia de gestão de empresa e apoiar na definição de argumentos de vendas imbatíveis para a área comercial.  


Sob o mesmo guarda-chuva

 

Se no papel de gestor de empresas você sente que a integração de marketing em vendas é um passo importante para melhorar a performance do negócio, invista na reestruturação interna das áreas.

 

Isso pode ser feito a partir do momento que você coloca os dois departamentos sob a responsabilidade de um único gestor, como um Vice-Presidente de Marketing e Vendas.

 

Assim, você mantém um gerente de marketing e um gerente comercial, mas incentivando a tomada de decisão conjunta. Dessa forma, você passa a ter a equipe de venda trabalhando diretamente com o cliente e o marketing traçando estratégia para melhor atender o público-alvo.

 

Estimule o job rotation

 

Uma maneira também de otimizar o fluxo de comunicação interna e melhorar a entrega entre as duas áreas é estimulando o job rotation. Ou seja, desenvolva programas para que os profissionais possam vivenciar o dia a dia dos dois departamentos e conhecer a dinâmica de cada um.

 

Isso é fundamental para tirar a percepção de que o trabalho de marketing não tem valor ou de que a área de vendas não sabe usar corretamente os materiais promocionais.

 

Ao passar pelo papel do outro os profissionais passam a entender melhor as dificuldades e oportunidades diárias e podem sugerir ideias que agreguem valor na dinâmica de trabalho.

 

Tenha em mente que a visão integrada dos dois departamentos agrega riqueza de conhecimento e informação para a gestão da empresa.   

Lilian S. P. Carvalho
Coordenadora Acadêmica

Posts Relacionados

New Call-to-action
New Call-to-action
New Call-to-action
Baixe nosso infográfio: Design Thinking

Posts populares