A palavra mudança sempre causa certa resistência para a maioria das pessoas. Seja na vida profissional ou pessoal, às vezes precisamos de uma mãozinha para sair do lugar comum.
E é esse o propósito do coaching empresarial: encontrar ações práticas que levem uma pessoa a desenvolver competências e aptidões pouco desenvolvidas ou que dificultam a entrega do resultado que ela precisa.
Gostou do assunto? Então continue a leitura e saiba muito mais sobre essa área!
O que significa o termo coaching?
Você sabe a diferença do coaching, coach e coachee?
O primeiro corresponde ao processo de desenvolvimento. Já o segundo é quem cria esse processo, que pode ser um profissional da área ou um líder que tenha a característica de ajudar uma pessoa a aprimorar suas competências. Já o coachee é o cliente do processo.
Leia também: Pensamento estratégico: como ver oportunidades na crise?
O interessante é que o coaching vem de uma expressão norte-americana que equivale a treinador. E por que tem muito a ver isso com o coaching profissional ou pessoal?
Porque quando a gente fala em desenvolvimento de habilidades, é como exercitar um músculo. É preciso criar um plano de ação, treinar e colocar em prática várias vezes para se adaptar a trabalhar com aquela nova competência.
Motivos para investir no coaching empresarial
Como citado acima, existem duas modalidades, o coaching profissional e o coaching pessoal. Ambos têm inúmeros benefícios e podem ter interseções.
“O coaching entra para ajudar no desenvolvimento de competências que vão fazer aquelas pessoas mudarem alguns comportamentos para que sejam de mais alta performance”, comenta o professor Bruno Andrade, que ministra disciplinas de Liderança e Cultura Organizacional na Saint Paul Escola de Negócios.
Um pouco sobre cada modalidade de coaching
Em relação ao coaching profissional, Villela explica que a maioria dos problemas de desempenho dos colaboradores não está em desafios técnicos, mas comportamentais. Um exemplo que Bruno fala é do líder que tem dificuldade para dizer não a sua equipe:
“O coach atua como desenvolvedor para ajudar esse profissional a saber dizer ‘não’ de uma forma mais estruturada, que vai resultar numa reforma dele e de sua equipe. Ele vai ajudar o profissional a encontrar o caminho por si só, sem dar as respostas.”
Já no campo do coaching pessoal, ele pode contribuir para situações de lesão emocional. Por exemplo, uma pessoa que perde o controle quando está sob pressão:
“É uma competência a ser desenvolvida, porque não é saudável para aquela pessoa e nem os outros que estão próximos de que ela tenha aquela explosão emocional cada vez que acontece alguma coisa”, acrescenta o professor Vilella.
Como ocorre o processo de coaching empresarial?
O processo de coaching está relacionado com o desenvolvimento humano. E não há melhor maneira de fazer isso obtendo resultados satisfatórios do que estimular o conhecimento e o encontro das respostas dentro delas próprias.
Leia também: Dicas para evitar a procrastinação
Segundo o Professor Vilella, independente da situação, pessoal ou profissional, quanto mais a pessoa se conhece, maior a probabilidade dela não ser vítima e, sim, protagonista de seu comportamento.
“Quando a gente fala da esfera do coach pessoal, muitas vezes o problema que a pessoa traz é relacionado com a sua família, ou relacionamento afetivo, ou de não saber como lidar com dinheiro. Já no trabalho, o problema pode ser com a equipe, ou não saber lidar com o chefe.
Mas a forma de desenvolver o processo de coaching é similar. É encontrar maneiras, através de ações práticas, para que a pessoa possa desenvolver skills que faltam para ela lidar com determinada situação. Então, a essência do trabalho é parecida, é desenvolver algo que precisa ser trabalhado de uma forma diferente”, conclui.
Como encontrar o profissional certo
Ao procurar um coaching, é essencial que a pessoa verifique se o profissional está credenciado no órgão que regulamenta a profissão, como o ICF (International Coaching Federation). Isso porque, infelizmente, o mercado está repleto de oportunistas que dizem ser coaches, mas não têm a formação correta para isso.
Além disso, há situações em que só o processo de coaching não é suficiente para melhorar o comportamento, sendo necessário que a pessoa busque auxílio médico terapêutico para lidar com situações mais complexas.
Maximize o potencial da sua equipe com o coaching empresarial
Como vimos, o coaching empresarial é o auxílio de profissionais capacitados para o desenvolvimento de habilidades dos colaboradores. E sabe o que não falta na Saint Paul Escola de Negócios? Os melhores professores especialistas do mercado!
Nossos programas InCompany são desenvolvidos sob medida para atender às necessidades específicas da sua empresa e focar nos desafios enfrentados por cada colaborador, ajudando-os a desenvolver habilidades essenciais da Nova Economia.
Com a Saint Paul InCompany, sua equipe pode:
- Identificar e superar desafios pessoais e profissionais;
- Desenvolver habilidades de liderança e gestão;
- Aumentar a motivação e o engajamento;
- Melhorar a comunicação e o trabalho em equipe;
- Alinhar objetivos pessoais com os objetivos da organização.
Invista na sua equipe com a Saint Paul. Entre em contato conosco para saber mais sobre como podemos ajudar sua organização a alcançar novos patamares de sucesso.