O protagonismo do colaborador em relação à sua carreira e ao alcance de objetivos individuais e organizacionais é um tema cada vez mais relevante para as empresas, mas nem todos os gestores refletem sobre essa questão.
Para ajudar nessa jornada, oferecemos algumas dicas para formar uma equipe qualificada, com colaboradores protagonistas, e mostramos como um esforço conjunto entre o time e os gestores é essencial para o crescimento de todos.
Todas as empresas possuem seus objetivos e metas pré estabelecidos, que serão alcançados à medida em que o gestor adota uma postura de orientação, desenvolvimento e acompanhamento de sua equipe de trabalho.
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No caso dos colaboradores, as realizações são alcançadas quando seus propósitos de vida pessoal e profissional estão alinhados, garantindo um aumento na produtividade e dedicação ao realizar suas tarefas diárias.
Mas como atingir isso? Para as organizações, é fundamental que o líder efetivamente desempenhe seu papel da seguinte maneira:
No entanto, ele não pode se esquecer de uma das principais funções da liderança: cuidar da gestão de pessoas.
A ideia é fazer o gerenciamento dos talentos humanos corporativos, de maneira a motivá-los e buscar o engajamento desses profissionais a fim de alcançar a visão de negócio, ou seja, onde a empresa está e onde deseja chegar.
À medida que o gestor compartilha sua visão de negócio, ele permite que a equipe reconheça seu papel enquanto agente de entrega. Ao mesmo tempo, o indivíduo entende que, como profissional, deve buscar atender a performance esperada pela companhia.
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Essa questão impacta diretamente a produtividade do colaborador e de toda a empresa, tendo o gestor como peça fundamental nesse processo.
Isso porque ele é o responsável por identificar e observar os perfis de comportamentos de seus colaboradores, com intuito de adequar a forma de se relacionar e comunicar-se com cada pessoa, de modo a alcançar os resultados esperados pela organização.
As pessoas têm competências, conhecimentos e habilidades diferentes – e isso deve ser respeitado. Avalie se a equipe é iniciante, se o profissional já está há muito tempo na empresa e no cargo, se já desenvolveu algumas habilidades, se ele sabe fazer e ensinar ou se precisa de um direcionamento mais próximo por parte do gestor.
É inviável tratar todos igualmente e fazer as mesmas exigências. Há diferenças de expectativas, comportamentos, personalidades, etc. Por isso, o gestor deve buscar o fortalecimento e despertar a consciência dos liderados de modo a identificar se as metas individuais estão ao encontro das corporativas.
O que motiva um colaborador não necessariamente motivará outro. A liderança precisa conhecer os objetivos e metas individuais de cada profissional e buscar alinhar aos objetivos e metas corporativas, ou vice-versa, identificando se o ambiente corporativo está de acordo com as expectativas individuais.
Colaboradores protagonistas de suas carreiras devem entender que ela depende única e exclusivamente deles mesmos, alinhando sua expectativa de carreira às estratégias corporativas do negócio.
O gestor não pode ser o único responsável, mas, deve ser transparente, construir uma relação de confiança e comunicar à equipe onde se deve chegar.
Essa atitude permite que você direcione suas ações a partir das competências individuais. O objetivo é buscar orientar, educar, formar e desenvolver as pessoas. Assim, é possível criar um ambiente saudável e uma relação de confiança, que só é estabelecida na medida em que há credibilidade no gestor.
Respeite para ser respeitado. A equação da confiança existe na medida em que há credibilidade na relação, através da competência reconhecida, do histórico, da jornada construída, da referência e do comportamento ético.
Um líder com excelência é aquele que estabelece um clima de confiança e de entusiasmo permanente junto às pessoas com as quais trabalha e dentro da empresa.
Esse é um dos principais papéis do gestor: orientar, treinar, acompanhar e delegar poder. Uma das formas de conquistar o desempenho das equipes e formar um time de colaboradores protagonistas é elaborar o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), sempre em conjunto com cada membro da equipe.
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Um ambiente saudável prevê essa prática. É importante que o gestor consiga conversar com a equipe sobre seu atual momento, além de abordar o colaborador, como ele se vê, se percebe, verifica seus pontos fortes e de melhoria que podem ser desenvolvidos. Dessa forma, podemos integrar as 3 dimensões: pensar, sentir e agir.
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