Muitos profissionais buscam fazer um MBA em mercado financeiro e crédito para estarem mais preparados para o mercado de trabalho. A maioria busca ocupar um cargo de gestão e desejam desenvolver skills mais específicas para o nicho de mercado em que atuam. Mas será que não há outro objetivo que precise ser atingido?
Na verdade, é preciso evoluir também em sua habilidade de liderança. É assim que você poderá se destacar como especialista e obter um retorno efetivo do curso realizado.
Nesse post abordaremos como o MBA pode ajudar a alcançar os postos de gestão, de que forma ajuda a desenvolver habilidades mais específicas e quais são os diferenciais desse curso em termos de conhecimento e vivência na área.
Existem diversos MBAs no mercado. Cada um deles possui um foco determinado, por exemplo, mercado financeiro e crédito. Esse é o conhecimento técnico que será trabalhado pelo curso. No entanto, também há um componente mais comportamental, que ajuda a conquistar uma posição de gestão.
As chamadas soft skills (como a liderança e o desenvolvimento de outras habilidades) são disciplinas que, muitas vezes, são deixadas em segundo plano. Porém, são elas que podem fazer você se destacar como profissional.
Isso porque a grande maioria das pessoas não desenvolve essas habilidades. Perceba: quando você faz um MBA, o grupo de alunos de uma sala, muitas vezes, é resistente às soft skills. Prefere ter, por exemplo, mais aulas de valuation ou de derivativos, que são conhecimentos técnicos.
O que essas pessoas não percebem é que o MBA foca a parte técnica até o ponto em que os professores capacitam os alunos a se autodesenvolverem.
Então, o que esse curso realmente faz?
É preciso compreender que é ofertado um conjunto de disciplinas, que faz o equilíbrio entre o conhecimento técnico e o relacionamento com a empresa e, consequentemente, com as pessoas.
O relacionamento interpessoal é justamente o ponto que permite a você, como profissional, se desenvolver e promover para, futuramente, ocupar um cargo de liderança.
Isso porque o mercado de trabalho exige que você tenha relacionamento interpessoal para se tornar um líder. Caso contrário, permanecerá como um profissional técnico, que se tornará caro após envelhecer. Afinal de contas, a escolha por especialistas técnicos sempre vai priorizar o mais jovem, que não tem experiência, mas possui conteúdo.
Um dos principais aspectos do MBA é o lado da formação técnica. Quando falamos sobre esse tipo de curso, a primeira questão que vem à mente são as competências específicas, por exemplo, finanças, mercado financeiro e crédito.
Portanto, o primeiro ponto a ser pensado para o profissional que busca um MBA é o tipo de curso procurado. Em seguida, é necessário conhecer a escola de negócios que oferta essa formação.
É preciso analisar se a escola é boa, qual é seu reconhecimento e quem são os professores. Tenha em mente que uma boa escola oferece disciplinas de liderança, estratégia, gestão de pessoas e outras que desenvolvem o relacionamento interpessoal.
Os professores, por sua vez, devem ser profissionais com conhecimentos acadêmicos, mas que também possuem um lado executivo. Isso significa que eles conhecem a teoria, mas também sabem aplicá-la na prática.
A Saint Paul Escola de Negócios funciona assim. O MBA é bem estruturado porque tem seu olhar voltado para o mercado de trabalho. Os profissionais observam as demandas para o profissional que está fazendo o curso e adaptam para que a formação seja a mais completa possível.
Essa é a grande vantagem dos cursos de MBA da Saint Paul. Ele o capacita, desenvolve e fornece conhecimento que é direcionado ao mercado de trabalho. Isso evita a perda de tempo, tanto da escola de negócios quanto do aluno.
O MBA da Saint Paul Escola de Negócios consegue agregar muito para o profissional, porque seu olhar é direcionado ao mercado de trabalho. Os professores trabalham sob 2 vieses:
É preciso ter em mente que apenas o conteúdo é insuficiente. Ele deve ser bem direcionado para aplicação. Essa característica é o que diferencia um bom MBA, que trará retornos efetivos para seu aluno, de outro que apenas oferece um conhecimento extra.
Agora você já sabe como se desenvolver tecnicamente e em seu relacionamento interpessoal para melhorar sua habilidade de liderança e ocupar um cargo de gestão.
Então, que tal conhecer o MBA Executivo em Finanças em parceria com a B3?