A escola da forma como a conhecemos hoje, com sala de aula, carteira, lousa e professor, existe há cerca de 150 anos. O modelo permitiu atender necessidades de uma época em que, diante das mudanças trazidas pela Revolução Industrial, era necessário capacitar pessoas para desempenhar determinadas funções.
Hoje vivemos uma realidade distinta na qual a tecnologia provoca transformações intensas, tornando inevitável o questionamento: será que essa forma de ensino ainda é a mais adequada? Com a pandemia de COVID-19, essa conversa ganhou urgência: a sala de aula foi transportada para uma tela de computador em velocidade recorde.
Os pontos acima foram discutidos no evento online O impacto das tecnologias na Educação Básica, com a presença dos professores José Cláudio Securato, PhD, CEO e idealizador do LIT, Adriano Mussa, PhD, diretor acadêmico e de inteligência artificial do LIT, Paulo de Camargo, consultor em inovação e gestão educacional e José Ernesto Bologna, psicólogo, escritor e consultor de empresas e escolas em inovação.
Confira abaixo alguns dos principais destaques da conversa dos educadores sobre o impacto das tecnologias na Educação Básica:
Um ensino híbrido
Entre os que acreditam que a escola permanecerá como conhecemos e aqueles que creem que o ensino será totalmente virtual, os educadores afirmam que a tendência está no meio termo, ou seja, em uma aprendizagem híbrida. Dentre os exemplos, Paulo de Camargo destaca:
- A noção de tempo: A escola será cada vez mais assíncrona, dando liberdade para o aluno controlar o tempo de aprendizagem.
- O futuro das certificações: Caminhamos para certificar competências e habilidades específicas, ao invés de diplomas após vários anos de estudo. Essa prática já chegou à universidade e deve chegar à escola.
"É uma discussão global. Entender o que deve ser a escola nos novos tempos é muito importante para pensar em como reconstrui-la, e quais estruturas precisamos para dar conta de tudo que está acontecendo", ressalta.
A Inteligência Artificial na Educação
Ao falar de IA na educação, é possível destacar a tecnologia agindo tanto em prol da experiência do aluno (como na personalização da aprendizagem) quanto na melhoria da performance de professores e escolas. Segundo Adriano Mussa, hoje é possível automatizar atividades como a correção de provas e outras ações repetitivas - para que o educador possa focar tempo e esforço na aprendizagem de seus alunos.
Ele reforça a importância do envolvimento do setor nessa transformação: "É preciso envolver professores e gestores para que a IA seja uma aliada dessa educação do futuro", complementa.
A tecnologia amplia o ambiente de aprendizagem
Cada indivíduo possui seus próprios interesses e habilidades. Assim, para que desenvolver potenciais únicos é necessário um ambiente propício para tal. Esse espaço é, muitas vezes, a escola, onde os alunos podem dar os primeiros passos no descobrimento de suas próprias capacidades.
"Tecnologia e humanismo são perfeitamente integrados, não contrapostos. Precisamos dispor desse ambiente de uma maneira inteligente e amorosa", acrescenta José Ernesto Bologna.
Quer saber mais sobre o impacto da tecnologia na Educação Básica? Não deixe de conferir a gravação da live na íntegra aqui. Para continuar estudando o assunto, confirme sua presença no próximo evento, que terá como tema 'Família e Escola: O que esperar um do outro', clicando aqui.