Muitos profissionais são promovidos a gerente financeiro e depois ficam estagnados. É difícil entender se o que falta é um MBA em finanças, alguma habilidade específica ou mais algum conteúdo técnico. Nesse momento é necessário pensar como é possível alcançar uma promoção como gerente financeiro.

Separamos 7 dicas para você atingir um cargo ainda mais elevado e, consequentemente, alcançar um novo patamar na sua carreira. É o que deseja? Então, confira as dicas a partir de agora:

 

1. Faça um bom MBA em Finanças

A pós-graduação deve ser escolhida com cuidado. Fazer qualquer curso pode não surtir os efeitos esperados. É importante escolher um MBA que atenda às suas necessidades e que alie conhecimentos teóricos e práticos, além de também ajudar a desenvolver outras habilidades.

Faça o MBA em um período da vida em que possa se dedicar. Provavelmente, você terá aulas sextas à noite e sábados o dia todo, o que exige certo sacrifício da vida pessoal. Ainda haverá o tempo de estudo em casa.

Por isso, é recomendado fazer a pós-graduação em um momento da vida em que você não tenha grandes preocupações. Evite cursá-la quando há filhos recém-nascidos, problemas no relacionamento ou outras situações que tirem tempo da sua dedicação ao MBA.


2. Complemente sua formação técnica como gerente financeiro

Seu conhecimento técnico é importante, mas insuficiente. O primeiro passo para conseguir uma promoção é justamente aperfeiçoar-se no conteúdo. Porém, sendo gerente financeiro, você já deve ter uma pós-graduação, curso de especialização ou até mesmo uma capacitação.

Nesse caso é necessário desenvolver outras habilidades, as chamadas soft skills. Entre elas estão:

O objetivo é mostrar para a empresa que você consegue aliar o conhecimento à capacidade de liderar o grupo e saber delegar tarefas. Tenha em mente que chega um momento da carreira em que é fundamental desenvolver essas habilidades para obter a promoção como gerente financeiro.

 

3. Tenha paciência

Os jovens, principalmente, têm muita ansiedade para sempre conseguirem um cargo mais elevado. Porém, é importante ter paciência e, em alguns casos, até saber quando é necessário retardar a promoção.

Pode parecer contraditório, mas o que justifica essa atitude é bastante simples: maturidade. Quanto mais alto for o cargo, maior será a sua responsabilidade – e nem sempre o salário compensa as funções que deverão ser exercidas.

Ao ocupar um cargo para o qual ainda não está preparado, você pode até se prejudicar, porque deixa claro para a empresa que ainda falta desenvolver habilidades fundamentais.

 

4. Esteja sempre atualizado

O término da pós-graduação exige que você se mantenha atualizado com relação às mudanças no conteúdo técnico. Participe de seminários, webinars, lançamento de livros e outros materiais que possam complementar o seu conhecimento.

O importante é não ficar estagnado. Sempre tire um tempo de dedicação para você e esteja atento a novidades relativas à contabilidade, derivativos, valuation e outros temas de finanças.

5. Estabeleça um bom networking

O seu relacionamento deve ser realizado com pessoas que possuam a mesma função que a sua em outras empresas. A ideia é compartilhar experiências, trocar conteúdos e, quem sabe, conseguir uma posição melhor.

Para criar o networking, o ideal é participar de associações de classe e comparecer aos eventos de mercado – mesmo que sejam caros. Um erro grande dos profissionais mais jovens é achar que não é necessário participar de congressos e seminários porque o valor não vale a pena.

Perceba que quem não é visto não é lembrado. Além disso, você só “troca cartões” com outros profissionais e se desenvolve se sair da sua zona de conforto. Se isso não acontecer, fica mais difícil obter reconhecimento e até um convite para trabalhar em outra organização.

 

6. Aproveite as oportunidades

A empresa te chamou para falar em nome dela, atuar como representante? Aproveite. Deixe a timidez de lado e assuma essa condição, porque isso ajuda a mostrar para a empresa que você está preparado.

Ao mesmo tempo, também é importante permanecer curioso e estar sempre disposto a discutir novos projetos. Essa é a melhor maneira de se apresentar interessado e disponível.

 

7. Seja líder – mesmo sem ser chefe

A promoção só será conseguida se você mostrar potencial para gestão. Isso significa ser capaz de inspirar as pessoas, ensinar e unir a equipe. Saber se comunicar de forma eficiente e didática também é fundamental.

Use sua inteligência emocional para se manter equilibrado e compreender como pode ajudar todos os colegas. Assim, evidencia sua habilidade de liderança e tem mais chance de subir de cargo.
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Ricardo H Rocha
Professor acadêmico e autor do livro "Invista seu dinheiro".

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