Quem nunca teve algum conflito com colegas de trabalho porque precisavam usar uma sala de reunião no mesmo horário? Problemas como esse - dos mais básicos aos extremamente complexos - são muito comuns no ambiente corporativo.
É normal que a convivência e a diversidade de opiniões gerem divergências. Apesar disso, para não se transformarem em algo maior, embates devem ser resolvidos. Como solução, por que não utilizar técnicas de negociação?
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Em aula exclusiva para alunos da plataforma de cursos online da Saint Paul Escola de Negócios, o Prof. Dr. Carlos Buzetto, que ministra os cursos Relacionamento Interpessoal e Gestão de Conflitos, Técnicas de Apresentação e Técnicas de Negociação, deu dicas para resolver conflitos na empresa usando ferramentas de negociação que garantem um bom relacionamento entre os colaboradores.
Antes de tudo, é necessário ter em mente os três fundamentos principais da negociação:
O negociador ideal não é necessariamente aquele incisivo e poderoso que costumamos ver nos filmes. Na verdade, existem diversos perfis que podem ser mais eficientes, dependendo do tipo de situação. Confira alguns deles:
O professor ressalta que é possível ser uma mistura de perfis. E que o mais importante é se sentir confortável dentro das suas características, o que tornará você um bom negociador. No entanto, ele também pontua: "Crie condições para se comportar como cada um dos quatro estilos, com consciência do que é bom fazer em cada momento".
Além disso, parte fundamental da negociação para resolver conflitos na empresa é identificar o perfil da pessoa com quem você vai conversar, pois isso ajuda a saber qual a melhor forma de abordá-la.
Quando consideramos um contexto de mesmo ambiente de trabalho no qual os colaboradores já se conhecem, esse reconhecimento se torna mais fácil.
É importante entender que negociar não é o mesmo que competir, não se trata de vencer ou perder. Pelo contrário: é um encontro no qual ambas as partes devem expor suas visões, problemas e prioridades, procurando chegar a um acordo que seja bom para os dois lados.
"Você vai resolver os seus problemas sabendo que a outra parte também quer ter suas questões atendidas. Ser assertivo será bem visto por todos com quem negociar. Seja a solução, e não o problema", destaca o professor.
Dentro do ambiente de trabalho é comum haver conflitos quando, por exemplo, um não sabe exatamente qual é o seu papel, quando é necessário compartilhar recursos, se há a existência de objetivos concorrentes e dependência das atividades de outra pessoa.
Isso é recorrente, mas por estarem todos na mesma organização, é preciso preservar os relacionamentos. Por isso, o professor dá algumas dicas práticas na hora de negociar com seus colegas para resolver conflitos na empresa:
Para resolver conflitos na empresa, é essencial investir na capacitação e no desenvolvimento das habilidades de negociação de toda a equipe. E a Saint Paul conta com diversos cursos focados em preparar seus colaboradores para lidar eficazmente com conflitos e encontrar soluções que beneficiem todas as partes envolvidas.
Nossos programas InCompany são desenvolvidos sob medida, estimulando a visão estratégica e as técnicas de negociação do seu quadro de funcionários, preparando-os para resolver conflitos de forma colaborativa e assertiva.
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