Que a tecnologia tem um grande impacto na nossa rotina nós já sabemos, mas você já parou para pensar nos avanços que a Transformação Digital pode causar em serviços e produtos que estamos habituados no cotidiano?
Com objetivo de minimizar impactos ambientais, a tecnologia e o avanço da internet das coisas – a famosa IoT, devem continuar transformando a realidade em 2024.
Leia também: O impacto da Inteligência Artificial no futuro do trabalho
Computação quântica, entregas com drones, casas 3D e influenciadores virtuais. Estas são algumas das tendências tecnológicas que devem marcar o ano, de acordo com a revista Economist. Veja alguns exemplos:
O mercado dos veículos voadores, conhecidos como eVTOLs (electrical vertical take-off and landing) está avançando em ritmo rápido. No ano que vem, testes serão feitos em várias partes do mundo a fim de que os veículos sejam autorizados para voo em dois ou três anos. Alguns exemplos de empresas que devem testar eVTOLs no ano que vem são Joby Aviation, Volocopter, eHang e Lilium.
As entregas com drones já estão em teste há algum tempo, mas ainda esbarram em questões regulamentares. Em 2021, alguns países já avançaram nesse sentido e no ano de 2023 marcou uma expansão neste mercado.
Leia também: Descubra se sua profissão está em risco com a transformação digital
A startup Manna, que iniciou em uma região bem restrita na Irlanda, começou a expandir suas entregas pelo país e também pelo Reino Unido. A Wing, financiada pelo Google, também começou a expandir suas entregas nos EUA e Austrália.
A corrida pelo supercomputador quântico virou uma competição multibilionária entre governos, gigantes de tecnologia e startups. A IBM já apresentou um computador com 433 qubits de capacidade de processamento em 2022, cerca de oito vezes a capacidade de processamento do atual supercomputador quântico mais poderoso, também da IBM.
Diferentemente de um influenciador de verdade, um influenciador virtual nunca chega atrasado para sessões de fotos ou deixa de trabalhar após crise de burnout. O nome de maior destaque nessa Transformação Digital é Lil Miquela, criada por uma agência de Los Angeles e com três milhões de seguidores no Instagram.
O ano de 2023 trouxe como tendências tecnológicas uma infinidade de gadgets destinados a melhorar a qualidade do sono, incluindo pulseiras, aparelhos para aquecer/esfriar colchões, além de tablets de mesa com recurso de monitoramento de sono.
Os treinos caseiros ganharam popularidade na pandemia, e o uso de óculos de Realidade Virtual deve impulsionar ainda mais essa tendência. Mais baratos e modernos, novos óculos da linha Oculus Quest e outros concorrentes devem ganhar popularidade no ano que vem.
Aplicativos que usam Inteligência Artificial para definir o que comer e quando comer devem se popularizar no próximo ano. Pequenos dispositivos para acompanhar níveis de açúcar e outros dados biológicos também devem ganhar espaço.
Atualmente, relógios inteligentes como o Apple Watch são usados principalmente para acompanhar atividades físicas. Mas a fronteira entre uso para fins de bem estar e médicos é cada vez menor. Alguns desses relógios já medem níveis de oxigênio no sangue, e o próximo Apple Watch pode ter a capacidade de monitorar níveis de glicose e álcool.
Com a forte aposta do Facebook (que até mudou seu nome para Meta), o metaverso deve ser um dos termos mais comentados desde 2022. Este conceito de ambiente virtual que mistura trabalho, compras e lazer já é alvo de projetos de várias empresas, incluindo algumas da área de games, como a Niantic (criadora de Pokémon Go) e Roblox.
Em 2021, a Neuralink – empresa de implantes cerebrais de Elon Musk – fez um teste em que implantes permitiram que um macaco jogasse um game apenas usando pensamentos. Em 2023, a empresa iniciou os testes da tecnologia em humanos, a fim de ajudar pessoas com paralisia e outros problemas de saúde.
A transformação digital é um desafio complexo que requer liderança eficaz e visão estratégica. O high impact program Inteligência Artificial para C-Levels, CEOs, Conselheiros e Acionistas da Saint Paul é projetado especificamente para líderes de alto nível, oferecendo uma abordagem abrangente para entender e liderar a transformação digital em suas organizações.
A grade curricular aborda temas essenciais, como tecnologias disruptivas, data science, inteligência artificial nos negócios e blockchain, proporcionando aos participantes o conhecimento necessário para implementar essas tecnologias de forma estratégica e ética.
Além disso, o curso foca em liderança disruptiva, mudança cultural e conexão com o propósito, preparando os profissionais para liderar com sucesso a transformação digital e criar uma cultura organizacional que apoie a inovação e a mudança.
Se você é um líder empresarial comprometido em impulsionar a transformação digital em sua organização, clique abaixo para conhecer mais detalhes sobre os programas de alto impacto da Saint Paul.
Conteúdo inspirado em publicação do Experience Club